Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Temporizador já! Nos novos semáforos

O temporizador é um painel anexo ao semáforo que informa aos condutores de veículos o tempo restante para a mudança do sinal luminoso do amarelo para o vermelho. É um recurso importante de auxílio, tanto para o condutor, bem como para o pedestre, para evitar acidentes de trânsito.

No entanto, os novos semáforos, denominados de 'inteligentes' que estão sendo instalados nas principais vias de Cuiabá pela Secretaria de Mobilidade Urbana, ao valor de R$ 15,4 milhões, não são dotados desse importante instrumento de orientação.

Os condutores de veículos estão reclamando muito da falta dos temporizadores, principalmente nos semáforos que têm radares, visto que o condutor sem o auxílio do temporizador acaba freando de forma brusca, podendo causar acidente ou parada em cima da faixa de pedestre, pois o tempo entre o sinal amarelo e o vermelho é muito curto.

Tenho defendido na tribuna da Câmara Municipal que é preciso que a que a Secretaria de Mobilidade Urbana instale o mais urgente possível temporizadores nos novos semáforos como forma de haver melhorias nas condições de segurança no trânsito para os condutores e pedestres.

Ademais, os semáforos modernos já vêm dotados com temporizadores, o que não dá para entender o porquê dos novos aparelhos terem sido adquiridos pela Prefeitura de Cuiabá por um alto valor sem que exista este importante recurso de orientação para os condutores, pois a não existência do temporizador é um retrocesso na organização do trânsito da nossa cidade.

Assim, por uma questão de bom senso, se faz necessário o prefeito municipal e o secretário de mobilidade urbana, ouvir os reclames dos milhares de condutores de veículos, para que haja a instalação o mais urgente possível de temporizadores, sob a pena disto não ocorrer, fazer com que os novos semáforos se transformem em armadilhas de multas e causa de acidentes.


Dilemário Alencar é vereador em Cuiabá pelo PROS .
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet