Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

MPE junto ao povo

Em 29/11/2017, houve no hospitalUniversitário Júlio Müller-HUJM-MT, a ampliação e reforma do serviço de Referência em Triagem Neonatal/Teste do Pezinho do Hospital escola.

As autoridadesao deparar-se com a realidade do HUJM, sensibilizaram pela necessidade de que, os juristas e gestores públicosdeveriam ter maior preocupação com as populações menos favorecidas.Então assim estarmais próximo da sociedade. E o fizeram.

Relevante é a postura doDoutorRafael Mondego Figueiredo,“Buscamos o cumprimento da Lei, e os valores obtidos em razão desse descumprimento, nós aplicamos em beneficio da coletividade (...) sensibilizamos com a causa”, Figueiredo,Procuradordo Ministério Público do Trabalho-MPT. Entrevista:(Amanda Sampaio, TVU-UFMT/ 01/12/2017).Notar-se-á a preocupação dos humanistas em salvar vidas e trabalharem a prevenção. Deveria ser obrigação daqueles eleitos pelo povo.

Mas, já que os políticos não evidenciam preocupações, os juristas estão unindo à sociedade e aos servidores do HUJM para amenizar sofrimentos e perdas. Como exemplo aqui está a postura do articulador para resgatar a autoestima dos cidadãos.
As dinâmicas movimentações do judiciário em prol deunião para salvar vidas, é evidente no discurso dos juristas que sempre estão ao lado do povo. Tal como o Procurador de Justiça, Antônio Sérgio, mais um parceiro do bem.

E o Doutor Paulo Roberto J. do Prado, Procurador de Justiça.” Em (30/12/2017) diz: “(...) pedi uma reunião aqui no Ministério Público, com colegas do Ministério Público Federal, com colegas nossos aqui do Patrimônio Público, da área da saúde do Ministério Público do Trabalho, para nós tentarmos ajudar e colaborar com a melhora da estrutura física do HUJM. (...) então, os colegas do Ministério Público do Trabalho destinaram recursos para ajudar lá no HUJM.

Eu estou pedindo para os colegas do Patrimônio Público e Meio Ambiente para ajudar, (...). Por quê? É a população sofrida, é a população carente de todo Estado de MT que é socorrida.(...)têm médicos que poderiam já estar aposentados e só se dedicar ao seu consultório, mas não fazem isso pelo amor e o respeito para aquelas pessoas que precisam daquele hospital, (...) o professor Francisco José Dutra Souto, prof.ª Sandra, o Prof.‘Maninho’,  Dr. Eduardo de Lamônica Freire, Profª Maria Angélica, são profissionais que poderiam estar aposentados e só cuidando de seus consultórios. Mas, eles são pesquisadores da vida humana, do comportamento humano. E, respeitam e sonham em ver aquele hospital resgatado. Precisa que as autoridades Mato-grossenses abram os olhos e abracem o HUJM.

Nós não podemos permitir que um hospital referência, universitário fique como está. Aquele prédio abandonado há dez anos sem terminar, isso é uma vergonha para nós. É uma vergonha, o povo de Mato Grosso você ir lá tem um esqueleto daquele! Dez anos abandonado? Para onde foi o dinheiro público? (...)Deus permitir, enquanto Deus me der força, estaremos nessa trincheira.””(Jurista Jorge do Prado,30/12/2017). Exemplo de humildade, também é o doutorFrancisco José Dutra Souto, ex-superintendente 14/01/2014 à 03/2017 e foi vice-reitor-UFMT,2008-2012.

Segundo paciente“A” em 14/05/2018, (no aguardo do ônibus para retornar ao seu município) “(...)fui atendida no horário certinho e 9:30 já tinha terminado. (...)”.
Políticos!celeridade para ações de cunho social. 

O superintende do HUJM o Doutor Hildevaldo Monteiro Fortes, “Vamos adotar o HUJM! Precisamos de vocês na mesma proporção que precisam dos nossos serviços. Vamos nos unir!”(05/08/2017).
 

GRACI OURIVES DE MIRANDA é professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP.  Especialização História Social - UFMT. Curso - USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos - UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 - obra científica
go.miranda@uol.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet