Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Opinião

​Atenção - Sistema ou Kits Solares Fotovoltaicos baratos ou em promoção - não compre sem ler isso Antes...

Diante do bom da energia solar evidente agora, com aproximadamente 35.114 sistemas fotovoltaicos instalados, onde em torno de 32.530 sistemas solares corresponde a classe residencial e comercial, (e aumentando a cada dia) no Brasil entre micro e minigeração distribuídas, tornou-se mais crucial conhecer (e evitar) as armadilhas mortais da "energia solar barata".

A Energia solar fotovoltaica devidamente implementada gera grandes benefícios desde financeiros até ambientais.

Mas cuidado! Não deixe que você seja enganado!

Assim como em todo Brasil, Mato Grosso, vem crescendo em escalas gigantescas nas implantações de sistemas solares, por dois motivos nossa localidade geográfica com ótimas condições de irradiação solar, e o preço alto da nossa tarifa energética.

Com isso temos todos pré-requisitos para ter todos benefícios de rentabilidade e sustentabilidade na implantação de um sistema solar em nossa residência, comercio ou indústria. Porem AS GUERRAS DE PREÇO com várias propostas com diferentes tipos de preço que pode chegar a diferenças exorbitantes entre um concorrente e outro de até 50% para mais dependendo do tamanho do seu sistema solar.

NESSE PONTO CHAMO VOCÊ A FAZER UMA REFLEXÃO!

Você compraria um carro na concessionária ou com um vendedor na pura e simples base que é o mais barato no mercado? Independentemente de algum defeito que você possa ter notado?

Acredito que a sua resposta seja NÃO. Isso não faz sentido para a aquisição do seu sistema solar e este carro pode (literalmente) deixá-lo no meio da estrada mais cedo ou mais tarde. Comparação e bem simples nos valores que são bem semelhantes para ter sua independência seja energética ou veicular, porem isso pode se torna um pesadelo. Comprar uma solução de energia solar pode ser um momento empolgante para muitas pessoas, mas, como com qualquer investimento, você precisa ter muito cuidado com quem você negocia e quais equipamentos estão lhe oferecendo.

Desta forma, como em qualquer setor, o da energia solar tem sua parcela de partes inescrupulosas que têm pouco interesse na tecnologia, nos benefícios ambientais e em atender suas necessidades. Eles estão apenas perseguindo seu dinheiro – e eles serão implacáveis ao fazê-lo. Basicamente, o velho ditado "se parece bom demais para ser verdade, é mais provável que não seja verdade"se aplica muito à compra de uma solução de energia solar fotovoltaica.

Por isso, enumeramos alguns pontos importantes para você evitar uma história de terror com seu sistema solar fotovoltaico.

1. ATENÇÃO nos recebimentos das estimativas e orçamentos para implantação do seu sistema solar.

Provavelmente você receberá propostas com estimativas de geração de energia diferentes seja em configurações de equipamentos e preços. Essas diferenças poderão estar relacionadas com a tecnologia proposta para os módulos fotovoltaicos e inversores, também a sua localização, a inclinação e orientação do seu telhado e aos dados de radiação solar utilizados.

Desconfie de orçamentos que ofereçam uma estimativa de geração muito acima dos demais ou economias não coerentes, isso pode estar ligado à falta de um setor de Engenharia que não possibilita ter ferramentas adequadas para uma simulação o mais próximos da sua realidade , uma empresa sem experiência (sem sistemas instalados na sua localidade),com uso de métodos de cálculos não corretos para estimativa  querendo criar uma vantagem que não existe.

2 . Compare "Laranjas com Laranjas e Bananas com Bananas"

Por exemplo, uma empresa pode usar inversores de alta qualidades e painéis com baixa qualidade, ou usar painéis solares de alta qualidade, mas economizar no inversor de frequência, nos condutores e dispositivos de proteção elétrica na esperança de que o nome do fabricante do painel ou do inversor ofusque você e você ignore os outros componentes. Ao comparar sistemas fotovoltaicos, faça isso de forma componente por componente – e faça perguntas sobre por que a marca X é melhor que a marca Y – onde há diferenças.

3. Fique atento para as garantias dos equipamentos de acordo com cada equipamentos.

Existem diversos fabricantes no mercado e os mesmos oferecem diferentes prazos de garantia. Além do período compreendido para a garantia verifique se o fabricante/fornecedor tem tempo de mercado e estabilidade para no futuro estar presente se você precisar.

4. Avalie a qualificação da empresa de energia solar

Busque saber quantos sistemas solares fotovoltaicos esta empresa já projetou e instalou na sua região e se realmente esse serviço foi homologado junto a concessionária de energia, e qual a qualificação da sua equipe. Peça a indicação de clientes já atendidos e se achar necessário tire dúvidas sobre a instalação e o pós-venda com os clientes desta empresa. Empresas qualificadas recebem boas avaliações de seus clientes. Opte por empresas da sua região ou com capacidade comprovada para lhe atender independente da distância.

5. Cuidado com as letras pequenas no contrato no qual especifica os equipamentos e serviços.

Algumas empresas usam componentes de qualidade como "isca", anunciando painéis solares certificados inversores de alta performance e qualidade, genuínos. Também elas colocam em suas condições de venda que se reservam o direito de trocar o inversor e painéis por "equivalentes". Então, elas instalam um inversor e painéis realmente barato ou cobram valores extras por estes equipamentos de qualidade. Cuidado com as empresas que não vão dizer-lhe que marca de painéis solares e inversor você irá receber, muitos orçamentos vem com marca consolidadas ou similar somente para fechar a venda e nem são homologados para de fato serem aceitos nas concessionárias de energia.

 6. Acompanhe o quanto for possível todas as etapas do processo.

Confirme na entrega dos equipamentos se estão de acordo com a potência e marcas prometidas. Se o layout e o local de instalação seguiram o projeto que você aprovou. Se a regularização do seu sistema atendeu as normas e regulamentos da concessionária e se foi homologado pela concessionária, hoje temos inúmeros projetos negados devido as empresas não seguir as normativas para efetuar de fato a ligação do seu sistema solar. Exija o que lhe foi prometido.

7. Serviço de má qualidade interfere brutalmente na sua geração solar.

Quando um custo significativo é cortado da própria instalação, geralmente há um sinal muito claro de que em algum lugar este valor foi retirado. Durante a instalação, os preços mais baixos podem ser atribuídos a terceirizados de má qualidade ou a trabalhadores inexperientes. Se o seu sistema não for instalado por uma equipe profissional, habilitada e qualificada, há uma grande variedade de coisas que podem dar errado com uma instalação devido à natureza complexa desses sistemas. Quando algo dá errado, a despesa envolvida em descobrir onde a falha se encontra pode custar tempo e dinheiro significativos. Se instalado corretamente na primeira vez, isso nunca será um problema.

A energia Fotovoltaica é uma tecnologia segura e confiável, mas se você comprar o sistema solar mais barato que puder encontrar, há uma chance maior de o instalador cortar os custos na qualidade dos componentes elétricos. É isso que acontece quando as coisas dão errado.

Com essas 7 dicas ou caso tenha mais, sempre procure saber os canais de contato da empresa responsável que você irar contratar para a instalação do seu sistema solar, veja se ela tem escritório ou loja física, telefone, e-mail, canais de atendimento. Cuidado com empresas de fundo de quintal ou que só existem no "mundo virtual". Após fazer uma análise dos equipamentos e da empresa que realizará sua instalação solar você estará pronto para fazer uma escolha inteligente de gerar sua própria energia elétrica.

Como qualquer outro investimento é importante que você enumere estes e outros pontos que achar importante para sua tomada de decisão.  É por isso que recomendamos que você escolha produtos de qualidade, vá com uma empresa de energia solar com uma reputação confiável e que ofereça suporte de garantia total, serviço, monitoramento do sistema e um preço justo (ao invés de barato).


Merivaldo de Freitas Brito é Engenheiro Eletricista; e-mail profissional merivaldo.brito@bluesol.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet