Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

Como estamos usando nossas qualidades?

Ao iniciar a reunião do Grupo de Jovens da Comunidade Santa Luzia em Sapezal-MT, no dia 19/08/2018, iniciamos uma conversa animada com os Jovens sobre as qualidades e dons, com uma dinâmica exploramos as qualidades que os jovens atribuíam ao outro.

Em um clima ameno e descontraído muitas risadas foram dadas, quando encerrou a dinâmica os coordenadores do Grupo de Jovens,demonstraram que as nossas qualidades individuais devem ser reconhecidas e valorizadas, mas não só deve ser compartilhada os dons que recebemos, e de maneira principal com a comunidade em que estamos inseridos.

Há uma passagem bíblica descrita no Livro de São Mateus, Capítulo 5, versículo 14:
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha”

Quando paramos para refletir essa passagem, inúmeras interpretações  podem ser obtidas, inserida naquele bela passagem que Jesus sobe à montanha e começa a tratar daquele texto que conhecemos como “Sermão da Montanha”, há palavras não apenas de edificação da fé, mas como estamos utilizando os dons que recebemos.

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo, afirma que somos “luz” e que não podemos nos esconder, há uma mensagem que devemos “iluminar” ou seja propagar sua mensagem pelo mundo, seja como atos, palavras e ações. Assim, nossas atitudes ou a falta de tais atitudes também nos definem como cristãos, São Francisco de Assis tem uma frase interessante acerca dessa reflexão:

“Tome cuidado com a sua vida,talvez  ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”       

 Assim uma das reflexões que devemos nos indagar. Qual a luz que estou refletindo? Quais dons estou compartilhando com a minha família? Com os meus amigos? E com a minha comunidade?

Retornando ao título do texto, de qual maneira estamos valorizando ou mesmo utilizando nossos dons e qualidades? Os nossos defeitos são percebidos, mas e quanto as nossas qualidades? Assim como disse nosso Senhor Jesus Cristo “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha”. Sejamos portanto a luz que ilumina o mundo e não apenas um cômodo, ou uma casa.
 
 
O Grupo JUBAC-Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo, encontra-se todos os domingos às 17:00 no salão Paroquial da Comunidade Santa Luzia em Sapezal.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet