Imprimir

Opinião

"Valores da escola devem se relacionar com o que a família busca"

Adalberto Ribeiro e Eliane Coutinho

Nesta época do ano muitos pais buscam uma escola para os filhos, seja para a primeira matrícula, ou porque querem trocar de colégio. Se esse é o seu caso, leve em conta o critério de quais valores a educação pedagógica vai ensinar para o aluno.  Acertar na escolha é decisivo para o desempenho do estudante.

Os pais precisam conhecer a ideologia da instituição em que pretendem matricular o filho e decidir se ela é coerente com as convicções da família.

Foi pensando desta forma que o casal Adalberto Ribeiro e Eliane Coutinho moradores de Várzea Grande, decidiram matricular os filhos Samuel Willian Coutinho de 14 anos e João Guilherme Coutinho de 11 anos na Escola Adventista.

"Acredito que a escola é a continuidade da minha casa e portanto não permitiria que meus filhos fossem ensinados em uma instituição que tenha ideologias que influenciariam na formação do caráter da criança" afirma o supervisor de indústrias.

Mas além dos valores na metodologia de ensino, Adalberto observou as atividades extracurriculares da instituição. "Quando estava pesquisando as escolas levei meus filhos juntos e eles amaram o Dia do Amigo promovido pela unidade".

O colégio sempre passa valores para os alunos junto com o conteúdo formal. Todas as escolas, tanto as religiosas como as não religiosas, trabalham com valores, princípios e ética. A diferença é que a instituição religiosa passa os valores de acordo com a crença adotada.

A educação é percebida para os adventistas como um fenômeno social que é diretamente relacionado ao desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

Por esse motivo há sempre o cuidado de formar o homem em suas múltiplas dimensões: intelectual, social, afetiva, física, estética e espiritual.

De acordo com o diretor do colégio, professor Denis Silva, "Quando recebemos uma nova família em nossas escolas, observamos que a mesma depara com alunos diferenciados, pois são ensinados na proposta bíblica cristocentrica, na qual os princípios e valores são a essência da nossa filosofia. Para os pais, esses são critérios imensuráveis na educação de seus preciosos filhos".

Atualmente o colégio conta com 850 instituições de ensino em toda a América Latina, sendo 230 mil alunos distribuídos no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Todas mantêm um mesmo padrão de vestimenta, alimentação e material didático. O motivo para que haja essa padronização é para que tanto aqueles alunos que tenham melhor condição financeira quanto os que têm uma vida mais modesta tenham atenção igualitária e recebam educação de qualidade da mesma forma.

Por contar com 61 editoras e gráficas, todo o material didático utilizado na Educação Adventista é produzido por eles mesmos. Assim garante-se que os conteúdos estejam sempre de acordo com seus princípios. Seus livros e apostilas, inclusive, são utilizados por outras redes de ensino, incluindo algumas públicas.


Adalberto Ribeiro e Eliane Coutinho. 
 
Imprimir