Imprimir

Opinião

Terapias Holísticas e suas aplicações

Alessandra Vieira

A cada dia que passa, mais ouvimos falar em terapias holísticas: ferramentas que têm como princípio básico abordar problemas do corpo e da mente humana como um todo, sem procurar entendê-los apenas por meio de uma visão mais fragmentada.

Estamos falando de diversas técnicas (orientais e ocidentais) que buscam compreender o surgimento dos mais diversos sintomas físicos, emocionais e espirituais para então tratá-los sem o uso de medicamentos e através do reequilíbrio energético. Técnicas que utilizam como ferramentas a sobreposição das mãos, toques, massagens, meditação, sugestões verbais e física quântica para a eliminação de crenças limitantes, expansão de consciência e reequilíbrio físico, mental e energético. 

Para entender o funcionamento das terapias holísticas é preciso entender o que "holismo". Trata-se do pensamento científico de que todas as partes que compõem um sistema, seja ele qual for, só podem ser explicadas e tratadas por meio da soma de todos os seus componentes. Por exemplo: só é possível tratar a insônia após conhecer quais os hábitos do paciente que não consegue dormir. Temos que saber o que ele come, como interage com as pessoas e com o mundo, se apresenta sinais de depressão ou ansiedade, se é uma pessoa estressada ou tranquila demais, se pratica atividades físicas ou se é ociosa... Enfim, compreender quem é e como age esta pessoa para depois ajudá-la a resolver seu problema.

É justamente por causa desta abordagem mais ampla que as terapias holísticas conseguem atrair cada vez mais adeptos, tanto entre os terapeutas, que procuram este tipo de formação para atender a grande demanda, como entre as pessoas comuns que procuram este tipo de alternativa menos invasiva para se livrar de suas problemas e viver melhor.

"São crescentes as evidências científicas de que crenças e emoções negativas geram doenças físicas, mentais e emocionais impedindo as pessoas de serem felizes. A liberação de ressentimentos e tristezas antigas, culpas e medos profundos ajudam a resgatar a capacidade humana inata de expressão plena da essência permitindo a pessoa viver a vida em seu potencial máximo", aponta o site oficial do ThetaHealing. Portanto, precisamos buscar o equilíbrio físico, mental e a expansão da consciência para vivermos mais e melhor; as terapias holísticas podem nos ajudar nisso também!

Quero destacar quatro terapias aplicadas em todo o mundo e que a cada dia ganham mais adeptos no Brasil. A primeiras delas é o ThetaHealing, técnica de cura energética que trabalha na identificação e liberação de crenças e padrões que impedem as pessoas de serem felizes. Esta ferramenta permite um olhar para dentro de si reconectando as pessoas profundamente às suas essências. Durante a sessão, terapeuta e assistido se conectam com o Todo, numa outra dimensão, liberando energias e pensamentos que trazem negatividade e problemas físicos e emocionais.

A segunda técnica é a Barra de Acces que trabalha com a ativação de 32 pontos localizados na cabeça para a liberação de condicionamentos, crenças e cargas emocionais em desequilíbrio. Cientificamente comprovada pelo neurocientista Jeffrey L. Fanninm, a terapia auxilia na redução do estresse, diminuição do diálogo interno (falatório mental), cura de transtornos de ansiedade e déficit de atenção, melhora na qualidade do sono e eliminação de bloqueios mentais, emocionais, físicos e energéticos que mantém a pessoa imobilizada em dados momentos.

Outra terapia muito utilizada é o Reiki Gendai. Criada pelo monge budista Mikao Usui, a técnica utiliza a imposição das mãos para aumentar a capacidade auto-curativa do paciente produzindo profundo estado de relaxamento. O Reiki auxilia no alívio do stress estimulando o sistema imunológico, alivia estados de depressão e cansaço, reduz a ansiedade e ajuda na limpeza dos chakras equilibrando o corpo e a mente. Estudos científicos comprovam que a técnica japonesa ajuda, inclusive, na eliminação dos efeitos secundários dos fármacos, sobretudo daqueles usados na quimioterapia.

Por último quero falar da Mesa Quântica Estelar, ferramenta da Física Quântica que consiste na emissão de frequências de cura para restabelecimento da saúde física, energética e psíquica. Com esta técnica de Radiestesia é possível tratar problemas afetivos, financeiros e profissionais; afastar energias nocivas eliminando obsessores, magias, feitiços, inveja, chips, implantes; remover padrões de medo, culpa e vergonha, depressão e síndrome do pânico. É possível ainda, fazer a limpeza energética de ambientes físicos trazendo a harmonia de volta ao lar ou ao local de trabalho.

Agora que você já conhece um pouco mais das terapias holísticas, escolha a que melhor atende suas necessidades e resolva seus problemas através do reequilíbrio físico, energético e emocional.


Alessandra Vieira é terapeuta holística e trabalha com ThetaHealing, Barra de Acces, Mesa Quântica Estelar e Reiki Gendai. @AleVieiraTerapias - (65) 99316-2387.
Imprimir