Imprimir

Opinião

Por um sindicato ainda melhor!

Davi Nogueira

É com muito orgulho que a diretoria do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc encerra o primeiro ano de mandato com diversos avanços obtidos. A luta é árdua e os desafios gigantescos, mas a nossa categoria está no caminho certo para novas conquistas.

Por isso, faço questão de dividir com todos o trabalho que vem sendo realizado em nosso sindicato, que prima pelo bem coletivo. Lembro que o início do mandato não foi nada fácil. Tivemos que reinventar o Sindepojuc. Sim, quando assumimos a instituição recebemos apenas as chaves, não havia nenhum funcionário para nos auxiliar, pois todos haviam sido demitidos pela gestão anterior. Para terem uma ideia, foram dois meses de muito trabalho para conseguirmos liberar a documentação necessária para termos acesso a conta bancária do sindicato. Então, começamos da estaca zero. Mas com muita garra para colocar o sindicato nos trilhos e voltar a ter credibilidade diante da sociedade, especialmente, dos nossos filiados.

À época, com saldo de apenas 20 mil reais, o Sindepojuc colecionava prioridades. Foi preciso driblar a crise para seguir. Em abril, intensificamos nosso trabalho e conseguimos negociar com o governo para o pagamento da última parcela do reajuste salarial, evitando, assim, uma greve geral.

A celeuma instalada no governo nos impôs nova luta em defesa dos nossos direitos. Em maio, foi preciso nova mobilização para pressionar o governo a pagar a Revisão Geral Anual – RGA. Ressalto aqui que o envolvimento de todos os sindicatos, com certeza, fora fundamental. E, com o Sindepojuc não foi diferente. Fizemos questão de participar de todas as reuniões, deixando clara a nossa insatisfação ao veto da RGA. Felizmente, depois de muita pressão, o governo acabou cedendo. É evidente que o percentual aprovado não era o desejado, mas o governo flexibilizou e consideramos uma conquista.

Em seguida, tivemos que refazer nossos planos diante da perda do terreno cedido para a construção da nova sede Sindepojuc. Essa questão está em fase adiantada e, em breve, teremos boas notícias. Nesse intervalo, conseguimos construir o nosso sitewww.sindepojuc.com.br, pois consideramos que a grande ineficiência da gestão passada foi à falta de diálogo com a categoria. Acreditamos que essa é uma ferramenta necessária para a nossa comunicação. Tanto que, hoje, todas as ações são publicadas de forma rápida e precisa, com ênfase na transparência. No site é possível checar a prestação de contas das ações realizadas, sempre com o aval de todos os sindicalizados.

Destaco, ainda, a contratação de uma assessoria de Comunicação como fundamental que tem nos dado suporte na divulgação dos atos praticados. Investimos também em marketing. A publicação de outdoor em homenagem ao Dia dos Escrivães foi inédita, assim como a sessão solene na Assembleia Legislativa.

Também tivemos a grata satisfação de conseguir a nossa Carta Sindical. Documento importante concedido pela Secretaria de Relação Sindical do Ministério do Trabalho. Ele garante legitimidade à representação da categoria e negociação coletiva. Foi um longo caminho até a consolidação depois de 22 anos da criação do Sindepojuc.

A união de forças foi fundamental no período eleitoral. Ação essencial para demonstrarmos a nossa insatisfação com a atual gestão estadual, que teve seus representantes derrotados nas urnas.

Agora, travamos o enfrentamento contra as duras medidas impostas pelo Governo Federal. Temos que nos unir para impedir a aprovação da Reforma da Previdência, sem antes dialogar com a Polícia Judiciária Civil. O texto original nos acarretará um grande prejuízo. Ao mesmo tempo, em âmbito estadual, questionamos as reformas fiscais que nos negam diversos direitos. Dentre eles, a progressão de classe; a reposição inflacionária; o congelamento de salários e a realização de novos concursos. Com certeza, 2017 será mais um ano de muita atuação sindical contra austeridade dos nossos gestores.

Tivemos um ano de muito trabalho em prol do fortalecimento dos escrivães de polícia. Tanto que a atuação incisiva da diretoria começa a render bons frutos. E, os escrivães começam a ter o reconhecimento e respeito das outras classes. E, é por acreditar que podemos muito mais, que reiteramos o nosso empenho e dedicação por um sindicato forte, unido e cada vez melhor!

Feliz 2017!

Davi Nogueira é presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/ MT.
Imprimir