Imprimir

Opinião

Será que determinados suplementos podem ser úteis para você?

Dra. Carol Jacobs

Esta sem dúvida é uma das perguntas que mais perturbam o nosso paciente, em especial o esportista iniciante. A resposta é simples e curta: não existe o melhor suplemento alimentar. Existe o melhor suplemento, QUE SE ADEQUA AS SUAS NECESSIDADES e podem ser realmente úteis à você.

Muitas pessoas estão adquirindo produtos só porque um amigo do vizinho teve bons resultados.  Tem gente comprando multivitamínico e reclamando que não engordou 100 gramas.

Existem suplementos direcionados aos mais distintos objetivos: ganho de massa muscular, energia, emagrecimento, vitaminas e minerais, etc. O primeiro passo é ter a certeza de seus objetivos. 

Uma orientação profissional é sempre necessária, pois cada pessoa possui um biotipo diferente, uma alimentação e um treino diferente, então os suplementos devem ser voltados a suprir suas necessidades e não as do seu amigo, que muitas vezes já treina há vários anos, e ninguém melhor que um médico nutrólogo para lhe auxiliar.

Lembrando ainda que, a comida é a base, a suplementação só completa.

Mas, cuidado, o consumo excessivo de suplementos alimentares pode  favorecer o aumento de gordura corporal, como aumenta a probabilidade para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes entre outras, se usado de forma errônea e principalmente sem orientação Nutrológica.

Muitos buscam resultados melhores no que diz respeito à treinos, desempenho físico, qualidade de vida, sendo em relação a emagrecimento, hipertrofia, complementação alimentar para ter mais energia, onde os suplementos podem ter um papel determinante. Eles entram como adjuvante para ajudar a alcançar seus objetivos.

Outro ponto bastante importante é a indicação de suplementos para os idosos, pois os mesmos tem perda de massa magra expressiva com o passar dos anos, podendo trazer inúmeros problemas para sua saúde.

Aliando a Suplementação com alimentação e um treino bem orientado, é possível sim, atingir seus objetivos.
Temos uma série deles no mercado para qualquer  sexo ou faixa etária. Grande parte dos atletas profissionais e idosos necessitam de suplementação para atingirem suas necessidades calóricas e nutricionais. Existem diferentes fórmulas e tabelas nutricionais, justamente para serem indicadas para casos diferentes, por ex: suplementos com mais ou menos carboidrato ou proteína,  sem lactose, derivados de arroz, ervilhas, cada um com sua indicação.

Então, é bom saber que dieta nunca deve ser algo sofrido ou chato de se fazer. Pelo contrário, deve, inclusive, ser prazeroso e de fácil acesso a realidade de cada paciente, onde a suplementação entra junto com a alimentação, diariamente.

Procure sempre profissionais qualificados, que tem a preocupação de avaliar cada paciente de forma única, onde sua dieta será 100% personalizada e adequada a sua realidade e possiblidade. 

 
Dra. Carol Jacobs é especialista em Nutrologia, Nutrologia Esportiva e Nutrologia Geriátrica.
Imprimir