Imprimir

Opinião

​Dia 15 de junho, dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Carla Reis

Dentre os dias “comemorativos” esse se refere ao nosso próprio futuro.

Um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso, afirma novo estudo apoiado pela OMS – Organização Mundial de Saúde e publicado na Lancet Global Health, a previsão é de que aumente à medida que as populações envelhecerem em todo o mundo.

Mas abuso, não é só agredir?

Dentre os efeitos do abuso a saúde de lesões traumáticas e dor, está o abuso psicológico, provocando depressão, estresse, ansiedade e até suicídio, abuso financeiro que incluí o uso ilegal de dinheiro, a negligência que envolve sua saúde e bem-estar.

Para o futuro teremos sérios custos sociais, individuais, econômicos, culturais e por toda sociedade se o abuso permanecer constante.

Apesar da frequência e das graves consequências, o abuso de idosos, continua a ser um dos tipos de violência menos investigados e um dos menos abordados nos planos nacionais dos governantes e em círculos políticos.

Nós todos estamos envelhecendo, é o curso da vida, não uma doença!

Nossa sociedade, precisa urgentemente de experiência, de cuidado, de pessoas dispostas a ouvir e a tranquilizar. Precisamos de pessoas que ensinem a tolerância com os outros e com os nossos próprios erros.

Precisamos de pessoas com coragem para ponderar essa educação precária que estamos dando nas escolas e nos lares.

Não nós instruiríamos tais habilidades com as experiencias da própria vida dos idosos? (sem referências ao nossospróprios ex e atual presidente da República!)

Precisamos de idosos saudáveis, para que eles vivam com dignidade e cidadania.

Ame o idoso perto de você, proteja-o, creia nisso, e por todos os dias por ele ser quem é, e lembre-se amanhã será você, nós!

Fonte: OPAS OMS Brasil
 

Carla Reis é Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Docência em Ensino Superior, Auditoria em Saúde, cursando Vigilância em Saúde e Ciências Políticas.
Imprimir