Imprimir

Opinião

Dor ciática? Pode ser hérnia de disco!

Luciano do Nascimento Gregório

A hérnia de disco é um problema que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela provoca perda da força e dores na coluna. Muitos pacientes, incomodados com a dor, acabam recorrendo a procedimentos cirúrgicos sem necessidade.

A grande maioria dos pacientes com hérnia discal lombar sofre com a compressão do disco sobre os ramos que formam o nervo ciático. A coluna conta com discos intervertebrais — eles servem como amortecedores de impacto que evitam o contato direto e doloroso entre as vértebras. E a hérnia nada mais é do que o resultado do deslocamento de um desses discos. Quando um deles sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento.

Os sintomas podem começar subitamente e durar pouco tempo ou se manifestarem em longas crises que parecem não acabar nunca. Quem sofre com a dor ciática pode sentir: formigamento, queimação, fraqueza ou adormecimento, que se originam na região lombar e descem até o pé. Pois é o trajeto que o nervo ciático percorre, isso porque este nervo tem origem na região lombar e descende para os membros inferiores bilateralmente.

Praticamente 100% dos pacientes com casos de hérnia lombar que procuram a clínica Doutor Hérnia, sofrem com dores pela compressão deste nervo. O nervo ciático está intimamente relacionado com os músculos ao longo do seu trajeto.

Nos casos mais comuns pode haver perda de força muscular ou incapacidade de executar certos movimentos com a perna, como por exemplo, ficar nas pontas dos pés. Já nos casos mais graves surgem os sintomas como a disfunções do trato urinário, intestino e órgãos genitais.

O mais recomendado é o tratamento conservador, pois é preciso tratar a causa do problema e não somente o problema em si. A grande maioria dos pacientes irá melhorar com tratamento e seguindo hábitos saudáveis e medidas conservadoras, a cirurgia é a última opção. Alguns hábitos diários são fatores que podem provocar alterações nestes tecidos, como o sedentarismo, obesidade, má postura e até mesmo o excesso de exercícios físicos.

Em muitos casos, não é possível impedir o aparecimento da hérnia de disco. No entanto, se você sofreu com o problema no passado, alguns hábitos podem prevenir ou diminuir as chances de que isso aconteça novamente. Para tanto evite atividades que requerem trabalho pesado ou repetitivo de flexão de tronco e/ou cabeça, o sobrepeso e o consumo de álcool e de cigarro. Os dois últimos possuem substâncias presentes em sua composição, que provocam uma redução nos vasos que nutrem o disco intervertebral. Além disso, mantenha uma postura correta, exercite-se regularmente e fortaleça a musculatura da coluna, o que também impedirá a sobrecarga sobre os discos intervertebrais.


Luciano do Nascimento Gregório é fisioterapeuta especializado no tratamento da Hérnia de Disco e patologias da coluna, por meio de técnicas da Osteopatia.
Imprimir