Imprimir

Opinião

A prótese de silicone de mana deve ser colocada por cima ou por baixo do músculo?

Benedito Figueiredo Junior

Ao se decidir colocar uma prótese de silicone nos seios muitas são as dúvidas das pacientes.  Formato da prótese, incisão e se será por cima ou por baixo do músculo.

As próteses podem ser colocadas por uma incisão ao redor das aréolas, embaixo das mamas ou pelas axilas, em geral pelas axilas é evitado por questões de saúde podendo prejudicar o diagnóstico de câncer de mama em alguns casos. Na questão do corte pela aréola há o agravante da cicatriz ficar sempre visível e caso a cicatrização não ser tão perfeita como a paciente espera, principalmente em quem possui problema de cicatrização como quelóide, ser de difícil disfarce. Então esteticamente hoje a mais utilizada é um corte embaixo da mama ( Sulco Mamário).

Agora vamos falar de onde o implante de silicone será alojado, em cima ou embaixo dos músculos mamários.

O que vai determinar o melhor método de alojamento é a estrutura da mama.  E cada mulher tem um organismo diferente. As características físicas de cada pessoa é que definem à posição do implante. Depende da espessura da pele e o tamanho do tórax e das mamas. O histórico familiar de câncer de mama também pesa na decisão, pois é possível que a paciente tenha que remover suas glândulas mamárias se desenvolver essa doença.

Na questão da posição a prótese de silicone, pode-se optar por implantar no plano submuscular, que seria por baixo do músculo.  A vantagem é que os seios ficam com uma aparência mais natural em pacientes muito magras, e como desvantagem limitam a movimentação natural da mama. Indicado para mulheres magras. Também é indicado para quem deseja colocar próteses grandes.

Ou por cima do músculo que é a implantação no plano subfascial. Este método as próteses são colocadas em cima dos músculos mamários, mas sob a camada facial e as glândulas.

Independente dos métodos diferentes, seja qual for a técnica adotada, a anestesia utilizada varia desde a local com sedação até a geral, decisão esta tomada pelo médico anestesiologista e a cirurgia dura em torno de uma hora. Os cuidados pós-operatórios são os mesmos, mas a duração da recuperação da cirurgia submuscular pode ser um pouco mais longa e o pós mais dolorido que as demais. Deve-se evitar suspender os braços acima da cabeça, exercícios físicos que envolvam tórax e braços só após 30 dias assim como dirigir.

Em geral é feita prevenção de infecção com antibióticos por 10 dias.

Importante que seja avaliado pelo cirurgião plástico que possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e tenha Registro de Qualificação de Especialização(RQE) e faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Seja por cima do músculo ou por baixo do músculo, não muda nada na amamentação e ainda a flacidez acontece com o tempo do mesmo jeito.


Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplatica@gmail.com
Imprimir