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Opinião

Educação: Currículo por Competência e suas Múltiplas Dimensões

Elizângela Farias de Oliveira

Já parou para pensar o que é um currículo por competência? Quais são as múltiplas dimensões que esse currículo poderá ter em sua estrutura para que ocorra uma aprendizagem significativa com foco no desenvolvimento de competências e habilidades gerando resultados?

Atualmente tanto o mundo corporativo como o mundo da educação muito têm-se falado em desenvolvimento de competências e habilidades, lógico cada um em sua esfera e seu nível de complexidade.

O currículo por competência teve sua origem na década de 90 junto com as mudanças técnicas e comportamentais gerada pelos novos modelos de produção e de negócio “bens e serviços” estimulando uma formação humana em sua múltipla dimensão, ou seja, o saber fazer vai além de executar uma tarefa ou aprender as operações básicas que se remete somente conhecimentos fundamentais “conceituais” da esfera cognitiva, mas na relação e aplicação desses saberes no contexto social e produtivo que envolve toda uma questão de ordem comportamental.

Nesse enfoque as múltiplas dimensões se pautam em “eu com o outro”, “eu em rede”, culturas intercambiais, organizacionais e digitais que geramconhecimentoseautoconhecimentosque respaldam em soluções e proposta criativa de inovação abrangendo todo um quesito procedimental, metodológico e de gestão.

Porém, na Educação Básica e Superior as múltiplas dimensõesnão se resumem em projetos integradores paralelos ao currículo, mas são integralizadas ao mesmoagregando valor e aprendizagem significativapromovendo o desenvolvimento de competências.

É importante esclarecer que o currículo por competência é estruturado em formato interdisciplinar, sendo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que envolvem várias esferas não se resumindo em uma lista de conteúdo fragmentados.

Nesse contexto, dá-se a importante do mapa de aprendizagem e mapa de competências profissionais, pois permite trabalhar de forma mais coesa o currículo por competência e aferir o conhecimento proposto se foi alcançado ou não por meio de habilidades e atitude construídas evidenciadas em situações de aprendizagens ativas.


Elizângela Farias de Oliveira, Especialista Metodológica em Educação Corporativa e Educação Superior. E-mail: eliz_farias@yahoo.com.br – LinkedIn: linkedin/in/elizangela-farias – Cuiabá, Brasil.
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