Imprimir

Opinião

Sua musculatura aguenta os exercícios que você pratica?

Dr: Wuber Soares

Desde uma corridinha de final de semana até exercícios mais extremos exigem esforço na musculatura dos atletas iniciantes e veteranos. Um treinamento inadequado pode provocar lesões. Mas como saber se o exercício que você pratica é ideal para o seu corpo?

Existe no mercado a "Avaliação Biomecânica Funcional", que é um instrumento pelo qual os movimentos do corpo são analisados durante uma determinada função. Esse movimento pode ser um gesto esportivo de qualquer modalidade esportiva, e até mesmo tarefas do dia a dia, como uma caminhada ou agachamento para pegar um objeto.

Através de uma avaliação, é possível analisar os movimentos e posturas que geram sobrecargas ao corpo e que podem ser a causa de lesões, além do aparecimento de dor e/ou piora do desempenho no esporte.

A Avaliação Biomecânica Funcional é a primeira etapa para estabelecer um tratamento adequado. A partir das alterações mecânicas identificadas durante a avaliação, é possível traçar um plano de tratamento específico para cada indivíduo, onde a fisioterapia terá como foco a reabilitação funcional do gesto mecânico.

Define-se biomecânica como um ramo da engenharia biomédica, sendo um campo interdisciplinar no qual os princípios e métodos da engenharia, das ciências básicas e da tecnologia são aplicados para projetar, testar e fabricar equipamentos para uso em medicina, a fim de entender, definir e resolver problemas em fisiologia e biologia.

É tarefa da Biomecânica das atividades esportivas a caracterização e melhoria das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos. Atualmente, esta ciência tem muita importância e traz muitas contribuições para o esporte. Dentre estas contribuições, podemos citar a análise e melhoria da técnica desportiva, prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos, etc.

A Biomecânica é classificada em interna e externa, sendo a primeira, responsável por determinar as forças transmitidas pelas estruturas internas do corpo humano, e a segunda, por determinar modelos de gestos desportivos ou de movimentos padrões cotidianos, a fim de diagnosticar e corrigir os erros encontrados.

Mediante estes conhecimentos científicos, estamos trazendo para Cuiabá o serviço de avaliação biomecânica funcional global para ofertar à comunidade. Acreditamos que Cuiabá possui um público de atletas profissionais e amadores que necessitam desta orientação em específico, tanto para aumentar seu desempenho quanto para prevenir lesões.


Dr: Wuber Soares é graduado em fisioterapia. Especialista em: Saúde Pública, Ortopedia Funcional, Docência no Ensino Superior, Educação Permanente em Saúde, Gerontologia, Mestre em Fisioterapia, Doutor em Fisioterapia. Atualmente faz parte do quadro clínico do Instituto Machado. /Email: wuberead@gmail.com

 
Imprimir