Imprimir

Opinião

O que é importante saber sobre aplicação do popular 'botox'

Benedito Figueiredo Junior

Com o tempo é comum aparecer marcas de expressão ao franzir a testa, sorrir, apertar os olhos e até mesmo mastigar e muitas pessoas optam em atenuar esses chamados pequenos incômodos aplicando a toxina botulínica, o conhecido 'botox'. Assim o músculo fica paralisado e as marcas somem por pelo menos 6 meses.

O resultado é o mesmo para todo mundo? Dependendo de vários fatores: Da musculatura da pessoa, pode ter um efeito menos duradouro de 4 meses ou até 6 meses, da quantidade aplicada se foi o suficiente, da maneira como foi diluída e dos cuidados com o armazenamento do produto.

Quando é feito com um profissional credenciado, esses riscos de não conseguir o efeito desejado são infinitamente menores.

Ele pode ser aplicado para corrigir o sorriso gengival e para atenuar as linhas de expressão na região da testa, ao redor dos olhos (os famosos "pés de galinha"), nos vincos entre as sobrancelhas, ao redor da boca e dos lábios, no pescoço e no colo e ainda em  tratamento com fins de saúde como tratar a hiperidrose (suor excessivo), enxaqueca, obesidade, estrabismo, espasmos faciais e alguns tipos de cefaléias.

As sessões são simples em consultório e em alguns casos nem se faz necessário a aplicação de anestesia local.

Em 48 horas é possível ver o efeito que se estabiliza de 10 a 15 dias.

Vale lembrar que se aplicado em doses excessivas, pode deixar a pele esticada demais e sem expressão com efeito plastificado.

Por isso, é recomendado realizar as aplicações de botox em locais de confiança e com profissionais especializados.


Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com

 
Imprimir