Imprimir

Opinião

Uma nova política para a Educação

Ivete Barros

Neste ano, fui convidada a me candidatar pelo PRP (Partido Republicano Progressista) à deputada estadual por Mato Grosso e confesso que a minha enorme insatisfação com o desempenho dos atuais políticos me fez aceitar o desafio. No entanto, antes de compreender a bandeira política que carrego, é preciso que se entenda a minha trajetória enquanto mulher, mãe e psicopedagoga.

Fui alfabetizada aos oito anos pela minha mãe, professora Georgina, a fundadora da primeira escola de educação infantil de Cuiabá, a Escola Primária Dom Bosco. Comecei a dar aula para outras crianças muito cedo e, desde então, não deixei de frequentar as salas de aula – seja como aluna ou professora, nos ensinos fundamental, médio ou superior.

A educação sempre foi uma extensão de mim. Depois de viver e engavetar a graduação em engenharia florestal, me encontrei no curso de pedagogia e, em seguida, na psicologia. No mestrado, dei prosseguimento ao sincero desejo de me tornar psicopedagoga por formação.

Todo esse caminho me fez permanecer, mais realizada do que nunca, nas salas de aula da rede pública e da privada. Além de acumular experiências nas mais diversas abordagens da pedagogia – como a Waldorf, por exemplo –, também tenho vivência em escolas do estado e do município.

O meu projeto de vida, contudo, é a minha própria escola, por meio da qual reverbero toda a minha paixão e meus conhecimentos sobre a educação infantil. Hoje, com o Educandário Jardim das Goiabeiras e à frente de uma equipe competentíssima, posso dizer que coloco em prática absolutamente tudo o que eu sei como especialista da psicopedagogia.

É justamente essa minha bagagem e, sobretudo, a vontade de transformar a educação de Mato Grosso que me norteará como, possivelmente, deputada estadual. Não tenho grandes pretensões na política e recorro a ela, nos dias de hoje, para melhorar as questões que eu acredito que possam ser melhoradas por uma gestão competente.

Como especialista e professora da rede pública, avalio que o estado cobra demais os profissionais da educação sem, infelizmente, respaldá-los com os recursos necessários para o perfeito exercício da pedagogia.

Nesta perspectiva, a educação pública ainda peca em um sistema que não estimula os professores a colocar em prática o planejamento anual; da mesma forma que desestimula muitas outras iniciativas dos profissionais de educação.

Desejo focar todas as minhas energias em melhorias para as nossas crianças – que, é válido destacar, integrarão as próximas gerações e serão o futuro do nosso planeta. De coração aberto e atuando na área em que dediquei mais de 30 anos da minha vida, a educação, espero verdadeiramente levar melhorias ao povo mato-grossense.


Ivete Barros é candidata a deputada estadual pelo PRP (Partido Republicano Progressista)
Imprimir