Imprimir

Opinião

Os cuidados com a visão durante o inverno e baixa umidade

Dr. Renan Ferreira

O longo período de estiagem ocasionado pela falta de chuva e pela sazonalidade da baixa umidade, característica de nossa região, causam diversos fatores que prejudicam nossa saúde ocular e física, uma delas, é a Síndrome do Olho Seco.
 
Mas o que é a Síndrome do olho seco?

É uma disfunção do nosso sistema lacrimal que ocasiona a instabilidade do filme lacrimal e consequentemente a inadequada lubrificação dos nossos olhos. Apresenta inúmeras causas, que basicamente alteram o equilíbrio entre a produção e a evaporação da lágrima. Nos períodos de tempo seco, a nossa produção lacrimal espontânea acaba sendo insuficiente para lubrificar adequadamente os nossos olhos, uma situação que denominamos de olho seco evaporativo. 
 
Embora existam portadores de olho seco que não se queixam dos incômodos, a maioria apresenta como principais sintomas: a sensação de ressecamento ou areia nos olhos, ardência, e/ou sensação de queimação. Os olhos tendem a apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira e fotofobia (hipersensibilidade à luz). 
 
Além disso, os esforços visuais habituais da vida moderna como o uso prolongado de computadores, tabletes e smartphones, associados a diminuição do rimo ao piscar (pelo excesso de concentração) e ao ambiente de ar condicionado podem gerar a Síndrome Visual do Computador com olho seco.
 
Basicamente, o tratamento envolve o uso de colírios lubrificantes e orientações gerais sobre os cuidados com a saúde ocular, com melhora imediata e progressiva. Mas, somente uma avaliação realizada por médico oftalmologista pode diagnosticar adequadamente essas disfunções clínicas e conduzir ao melhor tratamento, principalmente, com o objetivo de afastar causas patológicas que também causam olho seco e/ou olho vermelho.
 
Cuide da sua saúde ocular, procure um médico oftalmologista!
 
 
Dr. Renan Ferreira é Médico Oftalmologista Especialista em Retina e Vítreo CRM MT 9034.
Imprimir