Imprimir

Opinião

Sinop: modelo do Brasil que queremos

Nilson Leitão

Chegando ao seu 44º aniversário, a cidade de Sinop tem muito do que se orgulhar. É um dos maiores exemplos do Brasil que queremos. Progrediu muito, cresceu demais, se comparado ao lugar que eu e minha família escolhemos para viver, no início da década de 1980, quando saímos de Cassilândia, no Mato Grosso do Sul. Pode e deve ser o exemplo de desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável, para milhares de cidades brasileiras.

Tenho grande orgulho em dizer que, de diversas formas, contribuí ao longo dos anos para que Sinop se tornasse o que é hoje. Desde quando fundei o clube filantrópico Farrapus, quando fundei o Léo Clube, e quando fui o presidente de honra da Apae, realizando mais de 300 campanhas sociais, tenho lutado por uma cidade melhor.

Tantas causas sociais fizeram com que eu, aos 26 anos, me tornasse o vereador mais jovem do município e, dois anos depois, fosse eleito deputado estadual, retornando aos 30 anos para comandar a cidade que me adotou e pela qual tenho um profundo amor.

Foi este amor por Sinop que me fez trabalhar, incansavelmente, para melhorar todos os indicadores do município. Lembro-me com orgulho e saudade que, quatro meses após tomar posse como prefeito, consegui abrir o Pronto-Socorro Municipal. Com a cidade crescendo no mesmo ritmo em que aumentava em nossa equipe o desejo de retribuir a cada cidadão o voto de confiança em nós depositado, a cidade ganhou um banco de sangue, 16 PSFs, serviço de hemodiálise e tratamento para pacientes com câncer.

Com a Saúde em ordem, foi a vez de nos debruçarmos para melhorar a Educação em nosso município. Reduzimos os índices de analfabetismo, com parcerias com o Instituto Ayrton Senna e o Banco do Brasil e, orgulhosos, fizemos com que Sinop fosse reconhecido e premiado nacionalmente. Para aumentar a qualificação de nossa gente, lutamos e conseguimos transformar a jovem cidade que despontava no cenário nacional como um polo universitário, atraindo universidades particulares e viabilizando a instalação de um campus da UFMT.

Na área social realizei o maior programa de distribuição de renda já realizado no município. O Barriga Cheia foi responsável por qualificar mão de obra feminina, dando às donas de casa a oportunidade de terem renda própria, ao mesmo tempo em que seus filhos tinham educação de qualidade na rede pública de ensino.

Vendo a cidade crescer e se desenvolver, atraindo mais pessoas e mais empresas, tivemos que melhorar a infraestrutura de Sinop, com a construção do terminal do aeroporto, instalação do balizamento noturno e a homologação permitindo que as companhias aéreas pudessem operar voos diariamente. 

Tanto trabalho fez com que nossa gestão fosse premiada pelo Conselho Federal de Contabilidade com o Prêmio Responsabilidade Fiscal (2001), Instituto Ayrton Senna com o Prêmio Qualidade na Educação, Prefeito Nota 10 (2003) e Prêmio Município Mais Dinâmico (2005 e 2008), pela Gazeta Mercantil.

Hoje, quero parabenizar cada cidadão sinopense, de nascimento e adoção. Vocês fazem parte e mostram que é possível um Brasil melhor, um Brasil com melhores serviços públicos, oportunidades de crescimento e justiça social. Sinop é o modelo do Brasil que eu quero.


Nilson Leitão é deputado federal e candidato ao Senado.
Imprimir