Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Música

alegria!

Parceria entre Orquestra do Estado de MT e Hamilton de Holanda é eternizada em disco para crianças

Foto: Protásio de Morais e Marcos Portinari

Parceria entre Orquestra do Estado de MT e Hamilton de Holanda é eternizada em disco para crianças
A parceria entre a Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) e o bandolinista de dez cordas Hamilton de Holanda foi eternizada no álbum “Alegria!”, lançado com dez faixas dedicadas às crianças. Inspiradas em desenhos animados e videogames, as músicas têm arranjos de Vittor Santos e regência do maestro Leandro Carvalho.


Leia mais:

Orquestra Sinfônica da UFMT faz show de abertura da campanha Outubro Rosa em Igreja na prainha

Dentre as faixas, por exemplo, estão a canção da Pantera Cor-de-Rosa, de Henry Mancini, um tour por Bedrock, cidade natal de Fred e Barney ao som de Hoyt Curtin, a música do Sítio do Pica Pau Amarelo, tema clássico de Gilberto Gil, e as missões resgate da princesa Peach, de Mario Bros.

“Terminamos por criar uma sonoridade rica e criativa em que a Orquestra e o Hamilton unem-se de forma singular, a partir da escrita genial de Vittor Santos. Esperamos que todos se divirtam tanto quanto nós nos divertimos”, diz o maestro Leandro Carvalho. As músicas foram construídas por Hamilton em parceria com Marcos Portinari, seu parceiro criativo.

Hamilton escreveu, ainda, uma canção especialmente para o disco. “Suíte da Infância” é organizada em três movimentos, sendo um deles “Criança Reunida”, peça de Rogério Caetano. Além destas, o disco traz ainda o Medley com o Lullaby Brahms e temas infantis muito conhecidos pelos brasileiros como "A casa”, “Se essa rua fosse minha”, “O Pato” e “Peixinhos do Mar”, de Vinícius de Moraes, Toquinho, Sérgio Endrigo, Sérgio Bardotti e Paulo Soledade.



“Esse disco segue uma linha especial de raciocínio: se você tem alegria, a vida segue, a alegria é fundamento básico, individual, coletivo e imprescindível na vida. Traz a eterna criança à tona. É a brincadeira, são essas melodias que transmitem o sentimento universal do amor. A música serve como um canal entre o adulto e a criança de cada um e de todos”, ilustra Hamilton de Holanda, ao lançar seu 31° disco.

Com 35 anos de carreira, Hamilton é um dos bandolinistas mais premiados do país. Nove de seus discos foram indicados ao Grammy Latino, e ele foi premiado na 16ª edição, em 2015, na categoria ‘Melhor Canção Brasileira’, com “Bossa Negra”. Além disso, recebeu o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias - erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001.

Já a Orquestra de Mato Grosso, que já gravou 15 discos, foi finalista, em 2009, do “XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. Em 2014, foi convidada a apresentar seu case de sucesso no Classical Next, realizado em Viena, na Áustria e em 2006, foi convidada a participar, na Bolívia, do VI Festival Internacional “Misiones de Chiquitos”. Em 2016, sua trajetória foi destaque no Transform Orchestra Leadership (TOL), conferência internacional que reúne importantes profissionais do setor orquestral, este ano realizada em São Paulo.

A parceria em ‘Alegria’ já está disponível no iTunes, nas principais lojas do ramo, nos sites da Orquestra e do Hamilton de Holanda, e ainda no Deezer e no Spotify.

De acordo com a assessoria, “Alegria” foi gravado em fevereiro de 2015 no Estúdio Inca, em Cuiabá, Mato Grosso. Com direção artística de Hamilton de Holanda, Marcos Portinari e Leandro Carvalho, foi mixado por Thiago Marques e masterizado por André Dias. Produção executiva de Marcos Portinari, assistência de produção de Fellipe Cabral e projeto gráfico de Fernando Salles.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet