Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política Cultural

assistência social

Idosos terão primeira sessão de cinema nesta quarta e outras atividades durante o ano

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Idosos terão primeira sessão de cinema nesta quarta e outras atividades durante o ano
Começa na próxima quarta-feira (9) o projeto Cine Social, que vai levar 400 idosos ao teatro da Assembleia Legislativa para uma sessão de cinema. Neste primeiro encontro, o filme escolhido foi ‘O curioso caso de Benjamin Button’.


Leia mais:

Cuiabá e outras cidades recebem oficinas sobre Editais da Cultura ainda esta semana
Chamada de gerenciamento da 25ª edição do Salão Jovem Arte Mato-grossense está aberta

O objetivo do projeto Cine Social é de aproximar a sociedade do parlamento. Idealizado pela Sala da Mulher, o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social.O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros é uma ferramenta de aproximação entre o Poder Legislativo e a população:

“O projeto Cine Social, idealizado pela Sala da Mulher, tem como objetivo trazer a terceira idade e os jovens para sessões de cinema aqui, no teatro, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que fará chamamento e organização do pessoal dos projetos sociais do município. Na programação está prevista uma sessão de cinema, além de conhecer a Assembleia Legislativa e as dependências do teatro, um trabalho social interessante que estamos iniciando” afirmou Maluf.

Já Maria Teresa Maluf, presidente de honra da Sala da Mulher, , agradeceu o empenho da equipe e dos parceiros para a concretização do projeto, que tem o aspecto social importante:

“O teatro incentiva a cultura regional, oferece o aspecto social e contribui para a arrecadação de alimentos. Apenas este ano foram 10,5 toneladas de alimentos arrecadados, beneficiando sete instituições filantrópicas
e quase duas mil pessoas entre crianças e adultos”, disse a presidente.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues, nas duas primeiras edições do Cine Social, serão trazidos à Assembleia Legislativa, os idosos que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade na cidade.

“Para que eles conheçam esse espaço e tenham acesso à cultura que é importante para o nosso convívio. A secretaria ficou responsável por fazer as inscrições para os interessados nas nossas unidades do centro de convivência dos idosos ou do centro de referência e assistência social, para que possam vir até o Poder Legislativo, assistir filme e conhecer a Assembleia Legislativa, além de conversar com os deputados, e fazer novas amizades”, explicou.

O projeto já tem três sessões programadas: 9 de setembro, 21 de outubro e 11 de novembro. Na edição de novembro, quem vai participar são as crianças e adolescentes do projeto ‘Siminina’, da Prefeitura de Cuiabá.

Outros projetos

Além do Cine Social, outros projetos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano serão desenvolvidos, como por exemplo a ampliação da oferta de atividades de canto coral e dança de salão aos idosos.

As atividades fazem parte do projeto "Vida é movimento na melhor idade", cujo ápice será a realização de um grande festival de exposição do trabalho desenvolvido, em dezembro.

As aulas de canto e dança começaram em junho, além de cursos de artesanato em biscuit, origami e pintura em tecido, que também fazem parte do leque de atividades oferecidas pelo projeto realizado em parceria com o Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Proaspi).

As aulas de canto são ministradas pela professora Ge Lacerda e as turmas possuem aproximadamente 15 idosos com aulas semanais. Para dona Noelia Maria Ferreira, 79 anos, as atividades têm sido fundamentais para mantê-la disposta e contribuem para sua alegria de viver.

“Tudo que faz bem para saúde e é oferecido aqui no centro, eu me inscrevo. Eu gosto de participar, já fiz várias apresentações em anos anteriores e acho importante vir aqui, porque além de aprender coisas novas, encontro minhas amigas e colocamos a conversa em dia. Posso dizer que fico mais feliz quando venho aqui”, conta.

De acordo com a Assessoria, além das aulas desenvolvidas no projeto, os Centros de Convivência de Idosos oferecem hidroterapia, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.

Dança dos Idosos

A “Dança dos Idosos”, que vai reunir todos os idosos do coral, da dança e das artes plásticas para exibir o resultado de todas as atividades desenvolvidas no "Vida é movimento na melhor idade", já está sendo planejada.

“Nós estamos organizando um evento de encerramento do ano e nele vamos ter as exposições de todos os trabalhos. O coral vai se apresentar e nós teremos uma competição de dança com premiações, para que eles possam fazer uma competição saudável. Tenho certeza de que eles farão um espetáculo em dezembro”, disse o secretário José Rodrigues.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet