Notícias / Mobilidade Urbana

29/10/2013 - 08:19

Enfim, Governo do Estado inicia hoje inaugurações das obras da Copa; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Ponte sobre o Rio Coxipó ligando a Beira Rio à rua Antonio Dorileo será entregue hoje

Ponte sobre o Rio Coxipó ligando a Beira Rio à rua Antonio Dorileo será entregue hoje

Após vários anúncios de inauguração de obras da Copa frustrados, finalmente hoje, terça-feira (29), o Governo do Estado dá início à fase de entrega das intervenções da mobilidade urbana da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. A primeira obra, do primeiro ‘pacote’ de três que serão entregues hoje, será a ponte sobre o rio Coxipó, ligando a avenida Beira-Rio à rua Antonio Dorileo, que imediatamente será liberada à população. Para o Governo, o ato representa mais do que a entrega de uma pequena ponte, mas a largada das inaugurações das obras que transformarão Cuiabá em uma cidade moderna.

Leia mais:
Governo tem tudo pronto para dar início às inaugurações de obras da Copa esta semana
Silval confirma primeiro pacote de inaugurações da Copa com 12 obras

Esta primeira sessão de inaugurações ocorrerá nesta terça-feira, com a entrega de uma ponte e duas pavimentações. Além da ponte sobre o Rio Coxipó, o governo vai liberar a ligação da Beira-Rio com a avenida Camboriú e a pavimentação da rua Antonio Dorileo.

As atenções estarão voltadas para a ponte sobre o Rio Coxipó, que tem como finalidade desafogar o trânsito na avenida Fernando Correa da Costa, hoje em situação de pré-caos com a construção de dois viadutos.

O trecho de 2.551,67 metros, que inclui ponte de 155m de extensão por 12,8m de largura e duas faixas de circulação (fluxo e contra fluxo), é a primeira das 12 obras da Copa da Mundo 2014 que o Governo de Mato Grosso entrega neste ano. Nas duas obras foram investidos aproximadamente R$ 13 milhões.

Segundo lote

Ainda este mês, o Governo do Estado inaugura mais três obras. No dia 31, quinta-feira, será a vez de inaugurar a ponte da rua dos Eucaliptos, também sobre o Rio Coxipó que interligará a avenida Arquimedes Pereira Lima (estrada do Moinho) ao bairro Jardim das Palmeiras, o que vai aliviar o fluxo de veículo na avenida Fernando Correa da Costa. Depois, será a vez da liberação da ligação da ponte até a avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e a avenida Juliano Costa Marques, esta última na região do Morada da Serra.

O melhor é aguardado para o mês de novembro, quando o Governo do Estado promete a entrega das primeiras obras de arte, incluindo as que estavam ‘encantadas’, como o viaduto do Despraiado que tinha em seu primeiro cronograma, a entrega para o mês de maio. A inauguração chegou a ser anunciada para junho, depois agosto (com data para 29) e setembro.

Quase a história se repetiu com o viaduto da Sefaz, prometido para inauguração em agosto. Houve adiamento para o dia 10 de setembro e na sequência para a segunda quinzena de setembro. Antes de programar nova data, o Governo do Estado tomou a decisão de só anunciar data quando as obras estivessem prontas para evitar novo fiasco. Embora a previsão do governo é de inauguração em novembro, não há data.

Estão na programação do segundo pacote de inaugurações, os viadutos do Despraiado, Sefaz e MT-040 (que dá acesso ao Parque Cuiabá); trincheira Ciríaco Cândia (Miguel Sutil), ponte e duplicação da avenida Mário Andreazza. Para essas obras, o governador não estipulou datas, mas assegurou que 'não passam de novembro'.

Ao falar sobre o início da etapa de inaugurações, o governador Silval Barbosa voltou a lembrar que nenhuma outra cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 tem este volume de obras. Ele salientou ainda que muito trabalho está por trás das obras que serão inauguradas esta semana. “As obras da Copa começam a virar realidade para a população. A liberação destas intervenções significa um marco importante para a história do município”, pontuou.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Rita, em 23/02/2014 às 10:28
Gente, que coisa horrosa, que empreiteira, é evidente que eles cobraram um absurdo pelas obras e estão usando material de péssima qualidade para poder ficar com 90% do dinheiro público, porque vocês não saem às ruas para protestar contra essas obras não permitam isso não, é seu Estado que vai passar vexame, acordem!!
por Nego Preto, em 29/10/2013 às 18:46
Agora o (des)governador Silval vai pegar embalo: serão 12 obras de uma só vez. Mas..., pelo o que estamos vendo, não tem muita coisa pronta assim não. Então... ele vai inaugurar até jogo de talheres e pintura emposte e meio-fio. Põe pra derreter, Silval. Candidata pra senador, só pra ver a tua popularidade.
por Brenu Carlus, em 29/10/2013 às 16:20
ATE QUE ENFIM O SILVAL CORTOU UMA FITA HEIN?
por jecatatu, em 29/10/2013 às 11:34
Traz os drone, traz os drone prá tirá as totografia e pubricá no olhar diretis!
por capiau, em 29/10/2013 às 11:32
Sinvá tá botano prá arregaçá hoje será que vai sortá rojão!
por Jomine Freitas, em 29/10/2013 às 10:33
Até que enfim a ponte que meu pai (Arquiteto Moacyr Freitas) no final da década de 70 fez todo o trabalho para sua efetivação ficou pronta. Precisou de uma copa do mundo para sua concretização. Meu Deus!
por Murilo, em 29/10/2013 às 09:48
se a ponte é nova e moderna, por que a fiação aparente??
Sitevip Internet