Notícias / Arena Pantanal

22/01/2014 - 11:50

Gramado da Arena entra no foco e gerente garante controle contra praga

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Gramado da Arena entra no foco e gerente garante controle contra praga
O alerta do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), na vistoria da última segunda-feira, sobre a situação do gramado da Arena Pantanal fez com que a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) e a construtora Mendes Júnior voltassem as atenções para o tapete do novo estádio. De acordo com a assessoria da Secopa, o gramado está recebendo total atenção da empresa responsável pelo plantio e há, inclusive, monitoramento para prevenção de uma eventual praga na grama.

A Secopa informou que após 46 dias do plantio das mudas, o gramado da Arena Pantanal está em sua reta final de desenvolvimento. Com o crescimento das raízes, que ocorreu nos primeiros 20 dias de irrigação, o “tapete” em formação passou para o período de grow in, no qual deve permanecer até a inauguração, e que compreende quatro etapas: irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário.

Leia mais:
Na inspeção da Fifa à Arena Pantanal, Bebeto alerta sobre o gramado
Com 'prioridade número 1', Governo garante Arena Pantanal pronta para Copa em 50 dias

De acordo com o gerente de contrato da World Sports, empresa responsável pelo plantio do gramado, André Ostermayer, tais fases ocorrem de maneira alternada e todas tem igual importância no processo de crescimento, que ocorre em um espaço de 78 X 112 metros.

O gerente explica que “com o corte, feito por uma máquina, a grama que cresce verticalmente é cortada, forçando assim brotações laterais, criando as ramificações que fecharão por completo o gramado. A irrigação, importante no primeiro momento para o crescimento das raízes, é realizada diariamente e agora tem a função de favorecer o crescimento tanto folhear como radicular”.

Segundo Ostermayer, a adubação química é realizada semanalmente, ou a cada quinze dias, conforme a necessidade, identificada com o acompanhamento da planta. O controle fitossanitário, por sua vez, serve para controlar as pragas (ervas daninha como tiriricas, por exemplo) e doenças, que naturalmente surgem, durante e após o grow in.

“Com o desenvolvimento do gramado cria-se um microclima dentro do estádio que favorece o crescimento de pragas e doenças. Nestes casos, normalmente registrados em diversos estádios, o procedimento usual é monitorar e controlar diariamente. O controle fitosanitário é feito desde o plantio, por isso mantemos tudo sob controle”.

Com a finalização do grow in, previsto para fevereiro, o campo entrará em um nível mais intenso e exigente, como ocorre em um campo de Copa do Mundo, em que são feitos determinados cortes e desenhos. Atualmente um agrônomo e três trabalhadores da World Sport, treinados para tratar especificamente de gramados, atuam todos os dias para execução das quatro etapas citadas.

Vale lembrar que na Copa do Mundo, a Arena Pantanal receberá quatro jogos da primeira fase: Chile X Austrália, Rússia X Coreia do Sul, Nigéria X Bósnia-Herzegovina e Japão X Colômbia.  Com informações da Secopa

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por João, em 29/01/2014 às 09:36
Ao invés de cortar, deviam levar os Luis Antônio e Ademir para pastar no gramado da Arena Pantanal.
por Zaffir, em 22/01/2014 às 14:57
Ademir, leia a matéria, quem sabe assim você consegue entender.. "O gerente explica que “com o corte, feito por uma máquina, a grama que cresce verticalmente é cortada, forçando assim brotações laterais, criando as ramificações que fecharão por completo o gramado. A irrigação, importante no primeiro momento para o crescimento das raízes, é realizada diariamente e agora tem a função de favorecer o crescimento tanto folhear como radicular”. O mal das pessoas é achar que entendem de tudo...
por Luiz Antonio, em 22/01/2014 às 14:37
Pelo amor de Deus não precisa ser Agrônomo para saber que precisa ser feito um plantio nas áreas que a grama não "pegou", não sei o que estão esperando, ao contrário das obras a chuva neste momento ajuda...
por Ademir, em 22/01/2014 às 13:51
Alguém pode perguntar então o porque dos buracos em partes do gramado sem a grama, ou com ela bem fraca, ali não tinha de ter intervenção, de replantarem a grama?? O prazo de 20 de Fevereiro, esta grama estará 100%, condições de jogo??
por wagner, em 22/01/2014 às 13:33
Pra variar, esta tudo sob controle, conforme vem sendo dito desde 2009.
Sitevip Internet