Notícias / Copa 2014

24/06/2014 - 08:46

Falta de conforto e higiene fazem torcedores trocarem fan fest por antigos pontos de comemoração

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Jardel P. Arruda

Foto: Carol De Vita / Casa de Guimarães

Falta de conforto e higiene fazem torcedores trocarem fan fest por antigos pontos de comemoração
Cheiro permanente de urina, fezes em locais impróprios, superlotação, banheiros insuficientes e inadequados são alguns dos problemas apontados por torcedores que deixaram de ir ao 'Fifa Fan Fest', no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, bairro Dom Aquino, para freqüentar outros locais e assistir à goleada da seleção brasileira sobre Camarões, por 4 a 1.

Leia mais:
Após tumulto do último jogo do Brasil, esquema de entrada no Fifa Fan Fest Cuiabá é alterado

"Gastou-se dinheiro de mais e buscou-se qualidade, de menos. Padrão Fifa de quê? Quem fiscalizou? Aquilo ali não tem condições de receber gente", disparou o torcedor Benedito Daniel da Cunha, 53 anos, revoltado por ter pisado acidentalmente em fezes humana ao lado da arquibancada e que, depois do dissabor no 'Fan Fest', optou por assistir aos jogos no Choppão (Praça Oito de Abril), um dos pontos mais tradicionais de Cuiabá. "Aqui está a verdadeira tradição cuiabana", pontuou.

Já o torcedor João Vítor Pereira, 40 anos, diz que o 'Fifa Fan Fest' não tem comodidade nem oferece visibilidade - no telão - para as pessoas assistirem. "Num calor tremendo, as pessoas ficam se acotovelando em busca de espaço. E, ainda por cima, enquanto o sol não se põe, a visibilidade é quase zero, no telão", reclamou ele.


Fifa Fan Fest recebeu mais de 45 mil pessoas para assistir à goleada do Brasil sobre Camarões. Foto: Danilo 

Já a professora Kelli Feline, 30 anos, optou pelos bares da Praça Popular, ao reclamar do odor de urina e da excessiva lotação. "O cheiro de urina é insuportável. E o tumulto para quem deseja ir ao banheiro prejudica a todos", pontuou Kelli, para a reportagem do Olhar Copa.

Para a assistente administrativo Mari Soares da Silva, 40 anos, moradora do jardim Primeiro de Março, o fato de ter praticamente sido obrigada a fazer xixi nas calças, por causa da imensa fila do banheiro feminino do 'Fan Fest, provocaram irritação profunda. Por isso, a assistente administrativo optou por assistir aos próximos jogos do Brasil na Praça Popular. "Muitas fizeram xixi atrás do banheiro. Eu não tive coragem", criticou Mari Soares.

O estudantes Digo Cordeiro da Costa, 26, e Daniel da Cunha, 23, que já frequentaram o 'Fan Fest', optaram por assistir no Choppão por diferentes motivos. "É mais perto de casa. Mais cômodo", definiu Diego Cordeiro. "É ponto tradicional e muito mais tranquilo, enquanto lá [no Fan Fest] é muito tumulto", explicou Daniel.

Outro lado
O secretário Maurício Magalhães, titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa), observou que a gestão do local é exclusiva da Fifa. Todavia, lembrou que a obra construída pelo governo de Mato Grosso, através da Secopa, obedeceu ao planejamento acertado com a Fifa e que os torcedores dispõem de instalações adequadas para se divertir e confraternizar.

Maurício Guimarães utiliza os números em favor da defesa da Secopa: média superior a 40 mil pessoas nos jogos do Brasil, e de 30 mil nos demais jogos. "No último jogo do Brasil foram 45 mil torcedores presentes. Se o espaço fosse ruim, não iria tanta gente", resumiu Guimarães.

No entanto, o secretário se comprometeu em enviar técnicos da Secopa para chegar os problemas apontados para a reportagem do Olhar Direto, especialmente banheiros.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Jorge, em 25/06/2014 às 09:26
Como tem gente mesquinha, achando que tudo deve parar para atendê-la. Acorda! Para um espaço para milhares de pessoas, alguém não terá um local previlegiado, a não ser que saia bem cedo de casa para buscar o melhor local. Talvez a pessoa que fez critica depreciativa olhou só seu ponto de vista esquecendo de que nem tudo conspira para seu favo, assim a opinião de um, não expressa a opinião de milhares, porém, como sempre, em Cuiabá, tem sites, pessoas e jornalistas que vive aqui, mora aqui, tem o seu ganha pão aqui e ainda falam mal, tem opinião maldosa e vê tudo no aspecto negativo.
por Eliane Padilha, em 25/06/2014 às 07:51
Creio que se colocar um pouco mais de banheiro e lavar a Fan Fest com detergente todo dia pela manhã resolve o problema, nos cirqüitos do carnaval de Salvador se faz isso, as ruas ficam cheirosas, agora tem que dar um jeito naquele esgoto que correr em frente a entrada do Fan Fest é vergonhoso. Ademais os estrangeiros com os quais convivi nesses dias de jogos de Cuiabá, só foram elogios e mais elogios, muita admiração , tanto pela cidade como pelo povo. Um detalhe importante, depois de mostrar a cidade, nossas tradições, pontos turísticos, fui ao São Gonçalo Beira Rio, e chegando lá ele me disse:"Imaginé Cuiabá pozo, río y monte" (eu sempre imaginei Cuiabá assim rio e mato), todos com quem falei, andar ficavam surpreendido e dizia "MUITO LINDA CUIABÁ", fui ontem levar um Canadense no aeroporto, não queria ir embora,dizia, Amei Cuiabá, amei sua família, vou voltar para conhecer o Pantanal.Pois bem quando o Governador pediu para que recepcionássemos bem os gringos, eu disse, isso não é necessário recomendação, temos isso por excelência. Foi uma festa inesquecível, obrigada por todos aqueles que por aqui passaram Cuiabá agradece
por Marcelo, em 24/06/2014 às 18:30
Antônio Silva, não falam bem pq não há nada em Cuiabá que valha qualquer elogio!
por Antonio Silva, em 24/06/2014 às 10:53
Porque a imprensa nunca poe no ar a pessoas que falam bem, só dá atenção para as pessoas que só ficam falando mal de Cuiabá. Estes aí devem ser de Campo Grande. kkkk
por Emerson, em 24/06/2014 às 10:18
A Fan Fest do Rio em Copacabana deu 30.000 pessoas e a Pantaneira foi superior ??? Teve mais gente na Fan Fest do que na Arena ?? E a infraestrutura ? Parabéns para a Secopa !!!! Padrão Fifa !!!
por lilo, em 24/06/2014 às 10:10
eu vi no banheiro dos homens , pessoas mijando no papel higienico , fora do vazo e no chão.
por zé da elza, em 24/06/2014 às 09:59
e tinha que entrevistar quem estava la não os contra que, nem la foram só oviram falar, 40 mil pessoas e 40 mil. não tem como agradar todos. que foi emocionante foi. vamos ver 2018
por Adriano, em 24/06/2014 às 09:44
Adoro ver pobre sofrendo.
Sitevip Internet