Notícias / Mobilidade Urbana

15/08/2013 - 15:50

Nova tecnologia pode agilizar recuperação de ruas prejudicadas por desvios

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Marcio Nunes

Nova tecnologia pode agilizar recuperação de ruas prejudicadas por desvios
Uma nova tecnologia de recuperação das vias está sendo testada em Várzea Grande. A máquina utiliza um método de reciclagem de pavimento, minimizando impactos ao meio ambiente, além de demorar menos tempo para realizar a obra. Desvios utilizados para as obras da Copa do Mundo, podem ser beneficiados. Com esse novo sistema, podem ser feitos até 500 metros de asfalto por dia.

Veja Mais:
Consórcio VLT e Sanches Tripoloni correm o risco de perder Alvará se não recuperar ruas de Várzea Grande
Várzea Grande quer aproveitar Copa para investir na saúde

O sistema foi apresentado nesta quarta-feira (14) ao prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães e ao Governador do Estado, Silval Barbosa, por um consórcio formado por empresas italianas e brasileiras a CMR Edile S.P.A., SIPIEFFE Brasil, Letteraventidue e Tecnopav.

“Se o benefício e a durabilidade forem comprovados, se o método for aprovado, com certeza será utilizada nos desvios. Principalmente agora que as chuvas estão vindo, precisamos de agilidade”, disse o secretário Especial e representante oficial do Município na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Roldão Lima Júnior, ao Olhar Copa.

Porém, Roldão reafirma que é preciso constatar o custo-benefício: “Temos uma dúvida quanto a compactação de piso. Nós não sabemos se ele vai suportar o tráfego pesado, passam carretas, ônibus pelos desvios. Se ficar comprovada a resistência, iremos sim utilizar a tecnologia”, finaliza.

A Alameda Amália Curvo de Campos, localizada no bairro Ponte Nova, atrás da Loja Havan, recebeu a demonstração do equipamento. Um trecho será reconstruído pela recicladora de asfalto que emprega maquinários com tecnologia alemã.

Como funciona

A máquina de origem alemã reaproveita o material do asfalto antigo na recuperação da nova estrutura, mais uniforme e mais resistente do que o pavimento original. "A durabilidade medida no local de acordo com tráfego de veículos é de 20 anos", afirmou o especialista em reciclagem, o engenheiro italiano Enrico Cattini, destacando que a qualidade e a durabilidade dos asfalto são alguns dos benefícios.

O engenheiro explica que todas as camadas são recicladas com cal e cimento. Depois é colocada uma camada de asfalto de três centímetros e feita a impermeabilização. Totalizando 28 cm de espessura.

Os custos são praticamente os mesmos do sistema tradicional, porém com maior agilidade no processo. "O valor por metro quadrado depende de fatores como a espessura do asfalto, o trafego e o tempo de duração", informou Cattini. Também não há descarte de material.

“Nossos técnicos irão estudar as planilhas de custos e se houver benefícios e vantagens comprovadas para o município, então nada mais justo do que aderir ao novo método para nossa cidade” afirmou o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por JHOY, em 19/08/2013 às 09:45
NOSSOS ASFALTOS NÃO DURAM MAIS DO QUE 05 MESES, ALGUNS 05 SEMANAS E OUTROS NÃO DURAM 05 DIAS. EXISTEM VÁRIOS SERVIÇOS DE TAPA BURACO QUE SÃO REALIZADOS DE MANHA E QUANDO CHEGA A TARDE O BURACO JÁ SE FORMOU NOVAMENTE DEVIDO O PADRÃO ZERO DE QUALIDADE. SE ESSA NOVA TECNOLOGIA DURAR 05 ANOS SERÁ UMA MARAVILHA, 20 ANOS ENTÃO SERÁ COISA DO OUTRO MUNDO, DO VELHO CONTINENTE, EUROPA.
por Valdecarlos José dos Santos, em 16/08/2013 às 17:58
Se durar...
por Roberto, em 15/08/2013 às 21:26
Em se tratando de MT... 5 meses!!!
por Murilo, em 15/08/2013 às 20:53
Sou leigo, mas acho que misturar cimento e ter uma espessura de 28 cm é capaz sim de deixar bem mais resistente. Tomara que estejamos inaugurando uma era de produtos públicos melhores...
por toninho, em 15/08/2013 às 20:28
Só acredito quando for aceito a vida útil dos serviços oferecidos a população para mais de 5 anos,quando os futuros candidatos para a prosima eleição tiver outras promessas há oferecer aos incautos eleitores.
por Daniel, em 15/08/2013 às 17:38
20 anos? Só acredito vendo. Se durar muito, mas muito mesmo, 5 anos.
Sitevip Internet