Notícias / Arena Pantanal

08/10/2013 - 12:52

Ministro já admite obras prontas depois da Copa; Valcke exige Arena em dezembro (fotos)

Darwin Júnior - Olhar Copa

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Ministro já admite obras prontas depois da Copa; Valcke exige Arena em dezembro  (fotos)
Uma visita marcada por protestos, corre-corre e até invasão de manifestantes à Arena Pantanal, marcou a passagem do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke a Cuiabá nesta terça-feira. O francês esteve acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Silval Barbosa e uma equipe do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), incluindo os ex-jogadores Ronaldo ‘Fenômeno’ e Bebeto. Valcke conheceu as obras do viaduto da Sefaz, na avenida do CPA e visitou a Arena Pantanal, porém, a visita não foi proveitosa devido aos protestos de grevistas ligados à educação e funcionários dos correios, que impediram que o secretário fizesse a vistoria in loco das obras.

Leia mais:
Ministro dos Esportes rebate o relatório do TCE e diz que obras ficarão prontas dentro do prazo
Grupo invade e picha arquibancadas da Arena Pantanal durante visita da Comitiva da FIFA

Depois de conhecer o viaduto da Sefaz, onde um grupo de professores realizou um protesto pacífico, a comitiva seguiu para a Arena Pantanal, onde deveria acontecer uma vistoria por alguns setores do novo estádio. A presença de um grupo de aproximadamente 50 pessoas que conseguiu pular as cercas da Arena e invadiu a área do campo, pichando as arquibancadas, inibiu o passeio dos visitantes. Assim, representantes da Fifa e do COL se limitaram a uma entrevista coletiva à imprensa, quando falaram das obras, dos prazos e da situação de Cuiabá no contexto do Mundial 2014.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke reafirmou sua confiança de que a Arena Pantanal estará pronta até dezembro deste ano, cumprindo o prazo estabelecido entre o Governo do Estado e a Fifa. Evitando qualquer tipo de polêmica, Valcke afastou o temor de Cuiabá perder a sede da Copa do Mundo devido aos atrasos. “Não há qualquer possibilidade de Cuiabá ficar fora do Mundial. Isso está absolutamente fora dos planos da Fifa. Desde o início da venda dos ingressos, foi ratificado que o Brasil vai mesmo ter 12 sedes na Copa e assim será”, afiançou o dirigente da Fifa.

O francês não fez qualquer crítica quanto à preparação de Cuiabá para o Mundial, salientando que a cidade está cumprindo o cronograma e não preocupa a Fifa. Para ele, o foco é o estádio e ‘tudo aponta que a obra estará pronta ainda este ano’. Ele parabenizou os organizadores da Copa em Cuiabá pelo trabalho realizado. “É um desafio que está sendo vencido”, acrescentou.

Pós-Copa - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo endossou as palavras de Jérôme Valcke externando sua confiança nas ações do Governo do Estado. No entanto, Aldo Rebelo admitiu que ‘nem todas as obras da Copa em Mato Grosso ficarão prontas a tempo da Copa do Mundo’. Segundo ele, só é imprescindível o estádio, seu entorno e as ruas que dão acesso. “Outras obras podem ser complementadas após a Copa do Mundo, sem que isso comprometa a situação de Cuiabá”, destacou o ministro, pontuando que ‘o mais importante é o legado que ficará para a cidade’.

Pela primeira vez, Aldo Rebelo admitiu a possibilidade de as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não ficarem prontas para a Copa do Mundo. Concordando com os atrasos apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) em seu último relatório, o ministro não vê esse fato como ‘perturbador’ no ponto de vista da preparação da cidade para o Mundial. “Algumas obras como o VLT, podem ficar prontas após a Copa. Mas o estádio tem que ser entregue logo”, frisou.

Na coletiva, o governador Silval Barbosa deu ênfase à conclusão das primeiras obras e prometeu que a maioria das intervenções da Copa do Mundo serão entregues ainda este ano. “Estamos trabalhando arduamente nesse sentido. Muito em breve, a população já estará desfrutando de algumas obras importantes para a mobilidade urbana”, ressaltou.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por sirlei, em 17/10/2013 às 08:13
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Ademir, em 09/10/2013 às 10:40
Queria saber dos Pinóquios Governador Silval se vão conseguir realmente entregar o VLT da Av. Fernando Correa, pois pelo que foi dito pelo Ministro Aldo sabe de algo, sabe que os pinóquios dizem uma coisa para o povo e vão fazer outra, isso é uma vergonha, além de tudo estar muito atrasado, obras depois de 2 e 3 anos causando o maior tumulto em Cuiabá pelo marasmo não ficarão prontas para o Mundial, isso é uma baita vergonha destes governantes!!
por bibi, em 09/10/2013 às 08:02
Dizem que os homens de bem não assumem a Política neste país, a consequência é que ficamos nas mãos dessa espécie de gente que está no poder!
por borduna, em 09/10/2013 às 07:57
Preocupados com obras que não vão ficar prontas! E o nosso Pronto-Socorro, e os colégios, e a saúde! Bando de dementes!
por pedro Saraiva, em 08/10/2013 às 17:55
Caro Daniel Boone, ao tecer meu comentário, o fiz com ironia. Era uma critica a um Estado altamente corrupto. Ao mencionar os bancários, professores e demais servidores em greve, como responsáveis pelas malezas de nossa sociedade, fiz com ironia, para mostrar justamente o contrário. Eles lutam para terem melhores condições de vida, trabalhando dignamente. A sátira também é uma forma de criticar. Afinal, todos nos sabemos onde está o buraco da corrupção.
por Adriano Falcão, em 08/10/2013 às 17:27
Meu Caro Pedro Sariava, o Sr, (talvez não cabe nem esse adjetivo pela sua falta de compreensão). Nem nenhum desses profissionais faz parte de sua vida cotidiana? Será. Já parou pra olhar as condições das escolas que esses professores trabalham, você já tentou ao menos imaginar o sol que esses carteiros enfrenta diariamente. Santa paciência meu caro Pedro. Não devia nem gastar seu tempo pra ficar cagando sobre lutas de classes que me parece junta.
por Daniel Boone, em 08/10/2013 às 17:20
O Sr.Pedro Saraiva deve ser um alienado para colocar no mesmo balaio os trabalhadores que estão lutando por seus direitos. Aqui é terra de ninguém sim, mas por outros motivos. Daqueles que acham que podem roubar o dinheiro público com a desculpa esfarrapada de "investir" em Copa do Mundo. Conclamo aos mato-grossenses e ao Ministério Público para ficarmos de olhos bem abertos em relação aos larápios. Creio que o Sr.Pedro Saraiva vai ficar de fora dessa.
por Paulo, em 08/10/2013 às 17:20
mas........se quase todas as obras foram licitadas pelo "Regime Diferenciado", que inventaram para que as obras ficassem prontas para a Copa, como fica agora???.......É muita sacanagem viu??!! E muito babaca para, ainda, ficar babando ovo pra essa cambada....
por claudia santana, em 08/10/2013 às 16:57
Pela primeira vez uma autoridade admitiu o que todo o povo já sabia. O Ministro teve a ombridade de dizer com todas as palavas: Não ficará pronto. O nosso pessoal nunca admitiu essa verdade manifesta. Mas a eleição vem ai.....
por itamar machado, em 08/10/2013 às 14:44
Senador Maggi canto a pedra a um ano atras sobre o VLT e a Arena Pantanal. vou por ele apesar de todos os fatos do passado, o homem tem a bagagem e vamos respeitar.
Sitevip Internet