Notícias / Arena Pantanal

11/10/2013 - 08:45

Valcke critica Arena Pantanal, mas nega mudança de discurso

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Valcke critica Arena Pantanal, mas nega mudança de discurso
Após visita rápida o canteiro da Arena Pantanal, esta semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke que deixou Cuiabá elogiando as obras da Copa do Mundo na cidade, apresentou outro tom nesta quinta-feira (10). Ele manifestou sua preocupação com três estádios da Copa do Mundo, onde incluiu Cuiabá. Brasília e Curitiba também foram alvo de críticas.

Leia mais:
Grupo invade e picha arquibancadas da Arena Pantanal durante visita da Comitiva da FIFA
Copa Verde pode ser a primeira competição oficial na Arena Pantanal

O dirigente da Fifa deixou claro que não está muito satisfeito com o que viu na Arena Pantanal, já que pediu atenção redobrada com relação ao prazo de entrega. O francês tomou conhecimento que a Arena Pantanal teve a instalação de cadeiras interrompida porque foram comprados assentos muito caros e de qualidade superior à necessária. Assim como Cuiabá, Curitiba também entrou no foco das preocupações depois de ter a obra embargada por falta de segurança para os operários.

O outro estádio que recebeu críticas do secretário-geral foi o Mané Garrincha, em Brasília, que já foi entregue e está em fase de testes para a Copa do Mundo. Segundo Vacke, a qualidade do gramado do Mané Garrincha não agrada e não está no padrão para receber jogos da Copa do Mundo.

Quando esteve em Cuiabá, Valcke não fez qualquer crítica quanto à preparação de Cuiabá para o Mundial, salientando que a cidade está cumprindo o cronograma e não preocupa a Fifa. Para ele, o foco é o estádio e ‘tudo aponta que a obra estará pronta ainda este ano’.

Embora tenha admitido que a atenção deve ser redobrada em Cuiabá, Valcke evitou polêmicas. A assessoria de imprensa da Secopa informou que "ele não mudou o discurso". 

Tanto a Arena Pantanal quanto o estádio de Curitiba precisam estar prontos até o dia 31 de dezembro. Ambos estão chegando a 90% da conclusão conforme dados publicados em setembro. No último apontamento do Tribunal de Contas do Estado, com dados relativos ao mês de julho, a Arena Pantanal estava com 80% da obra concluída.

No relatório divulgado em setembro, o TCE não publicou o percentual da obra concluída, mas pontuou que “a considerar as últimas medições e a entrada de novos contratos – TI e cadeiras – os atrasos são muito preocupantes e é necessário celeridade como nunca foi implementada para que o estádio seja entregue em dezembro. O conselheiro do TCE, Antonio Joaquim chegou a sugerir a contratação de um ‘xerife’ dentro do canteiro.

Junto com a Fifa, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) pressiona para a conclusão das novas arenas. De acordo com assessores do COL, é necessário que as arenas sejam concluídas com pelo menos seis meses antes da Copa para que possa ser testada em todos os níveis.

Em janeiro, a Arena Pantanal poderá ser palco de sua primeira competição oficial. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a criação da ‘Copa Verde’, competição que terá times das regiões Centro-oeste, Norte e do Espírito Santo. Campeão terá vaga na Sul-Americana de 2015. Se confirmada, a disputa deverá ter Cuiabá e Mixto como os representantes mato-grossenses do torneio que deve reunir 16 clubes e ser disputado no sistema ‘mata-mata’ entre os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2014. Essa competição pode valer uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015. Atualizada às 15h30

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por paulo campos, em 11/10/2013 às 15:50
Povo mal informado e sem educação e raciociNio nenhum, traduzindo. quem comentou são todos ORELHUDOS...
por nilton cuiabano, em 11/10/2013 às 15:35
Concordo em tese com o sr. carlos nunes, porem sabemos que apesar de todas as situações absurdas que nossos representantes cometem.....devemos olhar tambem com bons olhos esse acontecimento que e a copa 2014.....sabemos dos diversos problemas que nossa cidade, estado e pais possuem.....em todas as areas.....em especial a educação e saúde (que é calamitosa em alguns estados).....mas tambem devemos orgulharmos de que nossa cidade crescera 20 anos em apenas 03.......com um transito mais digno, menos congestionamento, transporte publico de 1º mundo, que nossa população merece..... quem lucrara mais com esse evento com certeza será nossa cidade, que ficará com legados que serão utilizados pelos nossos filhos, netos, etc.....saúde educação saneamento básico.....precisamos urgente sim, mas vamos cobrar agora e nas urnas.....e que essa responsabilidade de melhora....devera ser cobrada com essas manifestações pacificas que vimos em alguns estados...e principalmente nas urnas.......não adianta radicalizar ao extremo....temos que apoiar nesta hora para que estas obras fiquem prontas e possam ser utilizadas por todos nós.......sou a favor deste evento sim......não da maneira que foi conduzida, mas o resultado que ela trara para nosso estado e nossa cidade será lembrado em um futuro bem proximo......e com orgulho.......MATO GROSSO E CUIABA MERECEM MUITO ESTAS BENFEITORIAS......E VAMOS APOIAR EM VEZ DE CRITICAR.....RESPOSTA DAREMOS NAS PROXIMAS ELEIÇÕES.....QUE É O PIOR CASTIGO PARA UM POLITICO...FICAR FORA DO SEU MEIO......
por gugavonts, em 11/10/2013 às 14:11
Mandou bem Carlos Nunes! Sou P da vida com essa copa. À título de exemplo, olha a educação fornecida pelo governo, onde quem nos educam está sendo tratado como animal. GOVERNO LIXO, LIXO IMUNDO E NOJENTO! Deus está vendo essa anarquia de vocês.
por Douglas Junior, em 11/10/2013 às 12:38
enquanto isso o hospital do cancer tem que pedir doações na conta de luz ! mundo cruel !
por Teles, em 11/10/2013 às 11:55
a verdade é o seguinte: O ESTADIO NAO FICARA PRONTO ATÉ 31 DE DEZEMBRO. A FIFA SABE DISSO, E INTERNAMENTE, JA EXLCLUIU CUIABÁ DOS JOGOS. A PRESIDENTE DILMA, NA SEMANA PASSADA, NEGOU NOVOS RECURSOS PARA QUE CUIABÁ DESSE CELERIDADE AS OBRAS. SECOU O POÇO...
por Carlos Nunes, em 11/10/2013 às 10:36
A FIFA só está preocupada com o lucro que, segundo o Marcelo Resende, terá com a Copa, de mais de 4 BI. Se Cuiabá colaborar em gerar esse lucro, será adulada se prejudicar será descartada. Em terra de cegos...ninguém vê que esses 4 BI poderiam ter sido investidos na Saúde, na Educação, e não dá-los para uma das instituições mais capitalistas do mundo, que só visa lucro. Quanto à mobilidade urbana, caberia aos nossos representantes conseguir os recursos "com copa ou sem copa" mas eles nunca tiveram a representatividade para isso. Quando acabou os jogos panamericanos, o Valtenir e o Walter Rabello foram até Brasília e conversaram com o governo Lula, para ver se conseguiam jipes modernos, alguns helicopteros, para fiscalizar a nossa fronteira seca - não conseguiram NADA, e nem o governo federal estava preocupado em fechar fronteira nenhuma. Copa 2014 é o circo passageiro mais caro do mundo e provavelmente nós, os eleitores, somos os palhaços desse circo, e nem sabemos. Também a Arena Pantanal, depois da Copa, vai ser terceirizada, dada para um grupo empresarial por uns 30 anos, para fazer shows, eventos, porque futebol dos bons acabou faz tempo. Vai ser mais de MEIO BILHÃO DE REAIS dados para meia dúzia de empresários encherem o bolso até fofar. Poderia ter pego essa dinheirama e construido um big do hospital com muitos leitos, UTIs e um Centro de Transplante de Órgãos.
por juca, em 11/10/2013 às 10:00
que redator ou jornalista é esse incapapaz de corrigir os erros grosseiros de portugues??? ao arrepio da gramatica
por bibi, em 11/10/2013 às 09:53
Esse cara tem o jeito de ser um tremendo do xarope!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sitevip Internet