Notícias / Arena Pantanal

10/11/2013 - 17:30

Começa nesta segunda cadastro de veículos dos moradores do entorno da Arena; confira os bairros

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Divulgação/Secopa

Começa nesta segunda cadastro de veículos dos moradores do entorno da Arena;  confira os bairros
Chegando próximo da marca de 200 dias para a Copa do Mundo 2014, os preparativos na capital mato-grossense se intensificam. A Prefeitura de Cuiabá - em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) -, começará a cadastrar os carros de moradores da região para que possam trafegar no entorno do estádio.

Veja mais:
Arena Pantanal: Secopa afirma que acordo das cadeiras já foi homologado
Cuiabanos começam a receber confirmação da compra de ingresso da Copa

Os moradores das ruas próximas ao palco dos quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 podem começar a cadastrar os veículos na próxima segunda-feira (11), no ginásio Aecim Tocantis. O prazo limite para regularização é 23 de novembro.

Nesses dias, os moradores terão os horários das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 18h, para ir até o ginásio. Apenas um veículo de cada casa poderá ser cadastrado, por questões de segurança.

Luiz Felipe Gomes Sifuentes mora bem próximo a Arena – na rua da saudade, bairro Verdão – e diz que como a restrição será feita apenas por algumas horas não irá atrapalhar: “Se fosse o dia inteiro, durante os dias que não tem jogos iria atrapalhar, mas como é apenas quando houver partidas no estádio, não tem problema, podemos sair todos em um mesmo carro”.

O perímetro de acesso para veículos credenciados de moradores do entorno da Arena compreende a Av. Miguel Sutil; Rua Jornalista Alves de Oliveira; Av. São Sebastião; a Av. Agrícola Paes de Barros; a Av. 08 de Abril; a Rua das Cegonhas; a Rua das Violetas e a Rua Senador Metelo. A área engloba partes dos bairros Cidade Verde, Jardim Cuiabá I e II, Porto, Jardim Independência, Jardim Primavera, Verdão, Goiabeiras e Cidade Alta.

As operações de segurança e restrição de acesso começarão à 0h dos dias dos jogos – 13, 17, 21 e 24 de junho de 2014 – e serão finalizadas apenas duas horas após o término das partidas. A partir de quatro horas antes do início das partidas, somente poderão circular no perímetro veículos de moradores que tenham sido previamente cadastrados.

“Essa divulgação de informações aos moradores das regiões próximas à Arena é muito importante. Todos precisamos contribuir”, disse Joana Estela Bernardes, moradora do bairro Jardim Cuiabá.

A medida é feita visando garantir a segurança de moradores e torcedores durante os jogos e também evitar o trânsito, garantindo assim que os veículos credenciados cheguem aos seus estacionamentos com maior facilidade. Nas áreas de restrição também será proibida a circulação de veículos de carga e coleta de lixo da 0h às 22h nos dias dos jogos.

Os torcedores que forem aos jogos terão três opções de estacionamento: no bairro Jardim Cuiabá, com 2,8 mil vagas, na Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio), com 1 mil vagas, e na Vila Militar, com 3 mil vagas. A capacidade é para atender 63% do público que for ao estádio.

Quem preferir ir de ônibus, poderá tomá-lo no bairro Porto ou no Centro, locais onde haverá estação com linhas especiais que irão transportar os torcedores até uma estação temporária que será montada na Avenida 8 de Abril, com a Rua das Papoulas.

A área possui 7,6 mil metros quadrados e tem capacidade para abrigar pouco mais de 23 mil espectadores. Depois, os torcedores seguirão caminhando por vias específicas, conhecidas como “Fan Walk”, até o local da partida.

“Estamos todos unidos – Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Secopa e diversos outros órgãos públicos, para que a Copa em Cuiabá seja um sucesso e precisaremos muito da colaboração dos moradores do entorno da Arena”, afirmou O secretário de Esportes e Cidadania e coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Brito.

O plano de mobilidade urbana e segurança para a Copa do Mundo em Cuiabá foi elaborado pelas seguintes instituições: Secopa-MT, Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar, Comitê Pro-Copa da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Secretaria Municipal de Infraestrutura de Várzea Grande, Guarda Municipal de Várzea Grande, Infraero, Forças Armadas – Exército Brasileiro e Comitê Organizador Local (COL / FIFA).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por lucas, em 11/11/2013 às 14:33
é necessario, faz parte das obrigaçoes no quesito segurança, a maioria vai a pé pro estadio, de onibus etc. Mas tem uma pergunta vai ser feriado nos dias de jogos?
por Dito Cujo, em 10/11/2013 às 21:39
só uma perguntinha.como será feita a fiscalização? como as autoridades vão saber se os carros q vão circular no entorno nos dias dos jogos estarão cadastrados??
por Brito, em 10/11/2013 às 18:55
Ai eu pergunto, pra que isolar uma área deste tamanho? Quem tiver ingresso vai ter que ir a pé?
Sitevip Internet