Notícias / Arena Pantanal

02/12/2013 - 18:06

Polícia conclui que incêndio na Arena Pantanal foi criminoso; investigação encontrou dois focos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Polícia conclui que incêndio na Arena Pantanal foi criminoso; investigação encontrou dois focos
Após 37 dias de investigação, a Polícia Civil concluiu que o incêndio ocorrido na Arena Pantanal no dia 25 de outubro foi mesmo criminoso como suspeitou a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Ao fazer a conclusão, na tarde desta segunda-feira, a perícia de identificação técnica do Estado (Politec), divulgou que não havia ‘situação para um incêndio acidental’ e que ainda foi detectada outra tentativa semelhante no mesmo dia e horário.

Leia mais:
Guimarães desconfia que incêndio na Arena foi criminoso; Politec investiga
Secretário garante que incêndio não vai atrapalhar cronograma de entrega da Arena

Conforme o laudo elaborado pela Politec, na sala, de 5x6 metros por quatro metros de altura, não havia rede elétrica ou qualquer outro agente que pudesse inflamar sem que alguém provocasse o fogo. Na ocasião, um lote com placas de isopor queimou e fez com que a Arena Pantanal ficasse coberta por uma fumaça negra que pode ser vista em boa parte da cidade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez atendimento a ocorrência e debelou as chamas em 15 minutos. Apesar do susto, nenhum operário foi ferido.

O assunto ganhou repercussão nacional e se especulou a possibilidade de o fato comprometer o cronograma da obra. O secretário da Secopa, Maurício Guimarães chegou a declarar que tinha fortes suspeitas de que o incêndio era criminoso. A Secopa então pediu para técnicos da Polícia Civil investigarem o caso.

A Polícia Civil informou que no mesmo dia do incêndio, quatro pessoas foram presas em flagrante ao tentar furtar fios de cobre do canteiro de obras do estádio. Destes, três eram funcionários da Arena, o que fez a polícia trabalhar com a hipótese de que eles estejam envolvidos com o crime.

De acordo com a Polícia Civil, foram identificados dois focos de incêndio no mesmo dia, incluindo um que não obteve sucesso. Foi reforçada a suspeita de que os operários envolvidos com o crime tentavam chamar a atenção para que o roubo pudesse ser facilitado, já que houve tentativa de colocar fogo no setor Leste, sem êxito.

Com o laudo na mão e a comprovação de que o incêndio foi criminoso, a Polícia Civil parte para outra linha de investigação: tentar identificar o autor do crime. A Secopa, através de sua assessoria de imprensa, não quis se pronunciar sobre a conclusão da Politec. “Agora haverá uma investigação direcionada. Vamos aguardar a conclusão do inquérito”, informou a assessoria.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou na tarde desta segunda-feira que as investigações agora são retomadas. A Politec pode apresentar o resultado do inquérito em um prazo de 30 dias que pode ser ampliado, se houver necessidade.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Anselmo, em 02/12/2013 às 23:23
Com certeza vão investigar e descobrir o fosforo nas mãos do Pedro Taques .
por cidadao do bem, em 02/12/2013 às 19:31
QUAL OUTRO LUGAR QUE BOTARAM FOGO ESTE FINAL DE SEMANA EM VG? SERÁ COINSCIDÊNCIA? LUGARES PÚBLICOS E POLÍTICA? SÃO SÓ PERGUNTAS NADA MAIS!
Sitevip Internet