Hoje convivendo com o caos no trânsito por causa das obras da Copa do Mundo, a população cuiabana deve se preparar. Muito antes do fim das intervenções do plano de mobilidade urbana, a cidade ficará cheia de radares e câmeras de monitoramento, incluindo o entorno de viadutos e trincheiras. A Prefeitura confirmou a realização de certame de licitação para definir a empresa responsável pela instalação de radares para o dia 3 de fevereiro de 2014, às 9 horas, no Palácio Alencastro.
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O processo licitatório e a instalação dos equipamentos devem ter mais celeridade do que as obras da Copa. A partir de hoje, sexta-feira (20), o edital da licitação com todas as informações sobre a instalação dos equipamentos estará disponível no site da prefeitura.
A instalação vai ocorrer em áreas próximas às obras do Mundial, como as avenidas do CPA e Fernando Corrêa da Costa, onde estão sendo executadas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), incluindo viadutos. Este ano, a prefeitura chegou a anunciar que ‘não instalaria radares próximos às obras da Copa’. No entanto, a promessa não deve ser cumprida.
Serão instaladas 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens, 30 talonários eletrônicos de infração e ainda um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito. Para tudo isso, o orçamento é de R$ 42,8 milhões.
O objetivo principal, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, é concentrar, em uma única visão multifacetada do trânsito, todos os dados captados pelos equipamentos eletrônicos registradores de infrações e câmeras de monitoramento, instalados nas vias. Essa visão deverá subsidiar as decisões dos gestores do órgão com informações relevantes trazidas através da análise das diversas camadas em cada cenário.
Conforme a prefeitura, o sistema irá operar como um todo, coletando os dados estatísticos de passagens de veículos e ocorrências detectados e registrados pelos equipamentos em campo e transmitindo-os para o Centro de Inteligência de Controle de Trânsito. A prefeitura não especificou os valores das multas por contravenção às normas.
Uma equipe da SMTU realizou um estudo de trânsito e apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa e a do CPA são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito.
Confira onde serão instalados os equipamentos:
Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres e República do Líbano.
Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, e das Torres.
Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos e Tenente Coronel Duarte (Prainha).
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