Notícias / Mobilidade Urbana

20/12/2013 - 11:45

Radares serão espalhados por Cuiabá, inclusive próximos a obras da Copa; veja onde

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OD

Radares devem ser instalados em vários pontos da capital

Radares devem ser instalados em vários pontos da capital

Hoje convivendo com o caos no trânsito por causa das obras da Copa do Mundo, a população cuiabana deve se preparar. Muito antes do fim das intervenções do plano de mobilidade urbana, a cidade ficará cheia de radares e câmeras de monitoramento, incluindo o entorno de viadutos e trincheiras. A Prefeitura confirmou a realização de certame de licitação para definir a empresa responsável pela instalação de radares para o dia 3 de fevereiro de 2014, às 9 horas, no Palácio Alencastro.

Leia mais:

Instalar radares longe das obras da Copa será desafio para a prefeitura de Cuiabá
Obras do VLT na Prainha não estão paralisadas garantem consórcio e Secopa

O processo licitatório e a instalação dos equipamentos devem ter mais celeridade do que as obras da Copa. A partir de hoje, sexta-feira (20), o edital da licitação com todas as informações sobre a instalação dos equipamentos estará disponível no site da prefeitura.

A instalação vai ocorrer em áreas próximas às obras do Mundial, como as avenidas do CPA e Fernando Corrêa da Costa, onde estão sendo executadas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), incluindo viadutos. Este ano, a prefeitura chegou a anunciar que ‘não instalaria radares próximos às obras da Copa’. No entanto, a promessa não deve ser cumprida.

Serão instaladas 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens, 30 talonários eletrônicos de infração e ainda um sistema de apoio a JARI e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito. Para tudo isso, o orçamento é de R$ 42,8 milhões.

O objetivo principal, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, é concentrar, em uma única visão multifacetada do trânsito, todos os dados captados pelos equipamentos eletrônicos registradores de infrações e câmeras de monitoramento, instalados nas vias. Essa visão deverá subsidiar as decisões dos gestores do órgão com informações relevantes trazidas através da análise das diversas camadas em cada cenário.

Conforme a prefeitura, o sistema irá operar como um todo, coletando os dados estatísticos de passagens de veículos e ocorrências detectados e registrados pelos equipamentos em campo e transmitindo-os para o Centro de Inteligência de Controle de Trânsito. A prefeitura não especificou os valores das multas por contravenção às normas.

Uma equipe da SMTU realizou um estudo de trânsito e apontou que as Avenidas Fernando Correa da Costa e a do CPA são as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito.

Confira onde serão instalados os equipamentos:

Radar fixo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Carmindo de Campos, Beira Rio, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Miguel Sutil, Dante de Oliveira, Archimedes Pereira Lima, das Torres e República do Líbano.

Lombada eletrônica: Avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Beira Rio, Dante de Oliveira, Gonçalo Antunes de Barros, República do Líbano, General Melo, Lavapés, e das Torres.

Avanço de semáforo: Avenidas Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, República do Líbano, Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Mato Grosso, XV de Novembro, Carmindo de Campos e Tenente Coronel Duarte (Prainha).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "14"

por Daniel, em 24/12/2013 às 10:57
"Tivessem feito isso uns anos atrás teriam salvo inúmeras vidas." Prefiro dizer o seguinte: Se os motoristas tivessem bom senso e respeitassem a legislação, salvaríamos muito mais vidas, sem precisar gastar 42 Milhões.
por Paulo, em 23/12/2013 às 12:01
Só acho que deveriam instruir a população como funciona cada tipo de aparelho. Porque essa diversidade de aparelhos gera uma confusão danada na cabeça de quem está dirigindo. Outra coisa é a questão da diferença do limite de velocidade de um radar para outro, é outra confusão. Mas concordo com a colocação porque o transito está realmente um caos.
por Murilo, em 20/12/2013 às 22:55
Tivessem feito isso uns anos atrás teriam salvo inúmeras vidas...
por Wagner, em 20/12/2013 às 20:26
Até que enfim voltou os radares, povo daqui que não tem educação tem realmente que sentir no bolso, tem que aplicar multa e digo ainda mais, tem que guinchar carros estacionados em lugares irregulares. Prefeitura, povo sem educação tem que aplicar sem do multa e remoção de Veiculo. Prefeitura, tem que fazer concurso para amarelinhos novamente e despejar mais 200 nesse transito. Nos grandes centros, Rio e São Paulo entre outros, pelo numero de veículos as coisas la são ínfima perto de Cuiabá. Presenciei no Rio de Janeiro, os Guardas Municipais com os Agentes da CET chegam e levam 3 carros por guincho sem choro.Por Demagogia do politiqueiro Sergio Ricardo que sairam com os radares da rua, ate que enfim voltando agora pq esse cara foi mamar mais ainda nas tetas do governo no TCE/MT. Tanta Violência no transito cuiabano, tantas mortes poderia ir para as costas desse cara.
por Paz no Trânsito, em 20/12/2013 às 19:00
Sérgio, deixe de falar bobeira. Se tem fila, o carro não deve avançar... Tem que mudar esse comportamento.
por Sérgio, em 20/12/2013 às 17:39
Sou contra os detectores de avanço semafórico, pois se formar fila na sua frente, vc ficando parado em cima da faixa e vc não conseguir voltar o carro pra antes da faixa, será fotografado e multado como se tivesse atravessado no vermelho. Detalhe que vc não conseguirá remover a multa, indevida. Semáforo tem que ter agente fiscal nos horários de pico, 8 horas por dia.
por suellene, em 20/12/2013 às 16:25
apoio os radares. pois as pessoas nao respeitam o limite de velocidade. principalmente na avenida beira rio, próximo a universidades, onde há grande fluxo de pedestres.
por Lusiane, em 20/12/2013 às 15:50
Vamos ver se doendo no bolso o povo "adquire" um pouco de educação.
por joao gomes, em 20/12/2013 às 15:41
EU SO QUERIA SABER SOBRE A POUCA VERGONHA QUE SÃO AS RUAS DE CUIABÁ, TODAS ESBURACADAS E ESSES CANALHAS NAO TOMAM ATITUDE, AGORA QUANDO SE FALA DE LESAR O POVO MANDA DESCARREGAR MIL E UMA MAQUINA PRA F..... A VIDA DO POVO, E ISSO AI MOÇADA VAMOS LESAR , ROUBAR MESMO, JA QUE O DIDIN DA COPA NAO DEW PRA QUEM QUIZ....
por Paulo, em 20/12/2013 às 15:39
Morei em Brasília 2 anos e sinto falta de ter um pouco menos de medo ao atravessar a rua. Aqui ngm respeita semáforo, faixa e nem nada. Um caos. Antes era mais seguro. Espero que melhore um pouco.
Sitevip Internet