Notícias / Arena Pantanal

20/01/2014 - 08:34

Comitiva da Fifa faz última vistoria à Arena Pantanal antes da conclusão

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Arena Pantanal recebe na tarde de hoje nova visita de comitiva da Fifa

Arena Pantanal recebe na tarde de hoje nova visita de comitiva da Fifa

Em sua terceira visita à Arena Pantanal, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deve acompanhar parte dos últimos trabalhos que estão sendo executados no estádio. O acabamento da cobertura, serviço de TI (placar eletrônico, telões, iluminação e sonorização), instalação de cadeiras e tratamento do gramado estará no foco da vistoria do francês que vem a Cuiabá acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário-executivo do órgão, Luiz Fernandes e o ex-jogador da seleção brasileira Bebeto, que integra o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo).

Leia mais:
Sem relaxar, secretário-geral da Fifa visitará Arena Pantanal na próxima segunda
Logo após a Copa, Arena Pantanal irá à concessão; já existem grupos interessados

A visita está agendada para as 16h40 desta segunda-feira (20). A comitiva da Fifa será recepcionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o secretário da Secopa, Maurício Guimarães e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Esta deve ser a última vistoria de uma comitiva da Fifa à Arena Pantanal, antes da sua inauguração.

O secretário-geral da Fifa afirmou na semana passada que a Fifa “não pode relaxar e dormir sobre os próprios louros" e deve acompanhar de perto as obras que estão acontecendo para o Mundial de 2014. Ele ainda cobrou que os eventos-teste sejam feitos o quanto antes para adequar os estádios para a Copa.

De acordo com informações da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a Arena Pantanal está com 90% dos serviços concluídos. A entrega da obra está prevista para a segunda quinzena de fevereiro, possivelmente o dia 23. Para concluir os trabalhos, mais de 1.300 operários vem trabalhando em várias frentes na Arena Pantanal.

A visita de Jérôme Valcke ao Brasil teve seu roteiro modificado. Com base no último relatório recebido sobre o andamento da construção, foi decidido que a delegação liderada pelo secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai visitar Curitiba em vez de Manaus na primeira etapa da edição de 2014 do tour pelas sedes da Copa do Mundo da FIFA. O motivo seria protestos anunciados para a chegada do francês à Arena Amazônia.

O resto do programa permanece como programado anteriormente. Também farão parte do grupo Bebeto, integrante do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Na semana que vem, o secretário-geral da FIFA vai participar também da cerimônia de inauguração da Arena das Dunas, em Natal.

Nesta segunda-feira, a delegação se encontra com o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e um representante do governo do Estado de São Paulo. Depois da reunião, por volta do meio-dia, ocorre a visita à Arena Corinthians, seguida de uma coletiva de imprensa. Só depois, o grupo segue para Cuiabá, onde haverá uma coletiva de imprensa, esta tarde.

Amanhã, terça-feira (21), a comitiva vai a Curitiba para um encontro com um representante do estado do Paraná e com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, seguido de uma visita à Arena da Baixada, por volta das 12h (horário local), e uma coletiva de imprensa. Já na quarta-feira, dia 22 de janeiro, o secretário-geral da FIFA participa da cerimônia de inauguração da Arena das Dunas, em Natal.

No dia 23 de janeiro de 2014, às 9h, a delegação vai visitar um projeto apoiado pelo Football for Hope, a organização Bola pra Frente, no Rio de Janeiro, e anunciar os programas que serão apoiados pelo Football for Hope em 2014. Imediatamente após a visita, a comitiva participa da reunião de diretoria do Comitê Organizador Local, também no Rio de Janeiro, seguida de entrevista coletiva para a imprensa.


Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Alex, em 20/01/2014 às 15:57
Com a Concessão da Arena Pantanal, qual o destino do dinheiro.
por Carlos Nunes, em 20/01/2014 às 11:23
Copa 2014 é só um circo passageiro muito caro. A FIFA vem conferir se o circo está montado afinal de contas vai custar mais de MEIO BILHÃO DE DINHEIRO 100% público. Quando vejo a foto da Arena, que depois da Copa vai ser terceirizada, dada para um grupo empresarial por uns 30 anos para fazer shows eventos, e tudo que dê lucro - Penso como seria bom, com essa dinheirama bilionária, ter construido um senhor Hospital, com muito leitos, UTIs, e até um Centro de Transplante de Órgãos. Diversos brasileiros, pobres principalmente, estão morrendo por falta de transplantes, desde a medula óssea, os rins, etc., porque aqui não tem e eles não tem dinheiro para ir para um grande Centro para fazer o transplante. Agora, os poderosos (os vips e very vips) quando ficam doentes, pegam um avião e vão até para o exterior tá certo, eles também tem que lutar pela vida. Não é isso que está em questão. A Questão é: O MAIS DE MEIO BILHÃO DE REAIS QUE VAI CUSTAR A ARENA É 100% DE DINHEIRO PÚBLICO E A SAÚDE É A PRIORIDADE ATÉ CONSTITUCIONAL, VALE MUITO MAIS DO QUE COPA 2014. Se fosse dinheiro privado tudo bem se a FIFA trouxesse os MEIO BILHÃO e fizesse a Arena, tudo bem. Do contrário a FIFA é o grande predador capitalista, que chegou chegou no país, ditou as regras (mudou até as leis), fez a turma trabalhar com dinheiro público e vai até ter um lucro bilionário.
por João, em 20/01/2014 às 09:45
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
Sitevip Internet