Notícias / Copa 2014

07/03/2014 - 16:27

Segurança pública de Mato Grosso já está pronta para Copa, diz ministro

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Governador Silval Barbosa em audiência com ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e Casa Civil, Aloísio Mercadante

Governador Silval Barbosa em audiência com ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e Casa Civil, Aloísio Mercadante

O setor de segurança pública em Mato Grosso saiu na frente, na preparação para a Copa do Mundo de 2014. A atuação integrada entre forças de segurança nacional e estadual para a Copa do Mundo 2014 foi tema de reunião entre o governador Silval Barbosa e os ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Aloísio Mercadante, nesta quinta-feira (06), em Brasília. Cardoso avaliou como “exemplar” a preparação do Estado para a segurança do evento e reafirmou a parceria entre Governo Federal e Estadual, que já é realizada em Mato Grosso, principalmente na região da fronteira.

Leia mais:
Segurança na Copa será tratada individualmente em cada cidade-sede
Delegações conhecem e aprovam esquema de segurança para a Copa

Cardozo ressaltou que “ficou claro que Mato Grosso está muito preparado. Há uma preparação na área de segurança pública exemplar. Saímos [da reunião] com a convicção de que o estado tem totais condições de receber turistas e dar garantia absoluta de segurança a todos”. ele acrescentou que as ações integradas de segurança serão mantidas durante o mundial, “para que todos tenham uma excelente Copa do Mundo”.

O governador Silval Barbosa explicou que todo o planejamento da área da segurança está sendo concluído e que a reunião desta quinta-feira teve como objetivo ajustar a integração entre as forças de segurança nacional e estadual para todas as ações, desde a recepção de autoridades e delegações até a segurança da Arena Pantanal, pensando ainda na estrutura que será deixada para o pós-copa. “Todos os investimento já foram feitos para a estrutura de segurança pública, cumprindo um planejamento. Essa integração com as forças armadas completa um legado muito grande. Uma megaestrutura de segurança que ficará permanente para o estado”, disse o governador.

Também participaram da reunião os ministros de Esporte, Aldo Rebelo; Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, também participou do encontro e lembrou que a estrutura de segurança de Mato Grosso trabalha de forma integrada com as forças nacionais há cerca de 10 anos e citou como exemplo as operações de fronteira, como Ágata e Sentinela. “Para nós é importante que em um evento internacional continuemos compartilhando dessa integração”, frisou o secretário.

Os investimentos realizados na área de segurança, em parceria com o Governo Federal, foram apresentados na reunião. Entre as ações, Bustamante destaca a capacitação dos profissionais, com a conclusão de todos os cursos até abril deste ano. Somado a isso está a aquisição de alta tecnologia, como o margeador aéreo e o Centro de Comando e Controle Móvel, destinado a segurança de grandes eventos. Com informações da Secom-MT

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por luciano, em 08/03/2014 às 10:00
manda ele dar uma volta sem segurança e carro blindado aqui de noite em Cuiabá, o politico acha que nós somos idiotas, tontos só pode ser.
por Luiz Guimarães Falquetti, em 07/03/2014 às 23:39
aff, sem comentários esse retardado nao le jornal, nao ve as noticias de mato grosso ele quer enganar quem?
por SILVA, em 07/03/2014 às 21:51
ESTA TUDO SUPER SEGURO, AQUI NA REGIÃO DE FRONTEIRA CONTINUA UM TRAFICO VIOLENTO DE DROGAS, E TÁ TUDO SOBE CONTROLE KKKKKKKK...IMAGINE SE NÃO TIVE-SE.
por capiau, em 07/03/2014 às 17:46
Óia, tem gente que não lê jorná!kkkkkkkkkkkkkkk
Sitevip Internet