Notícias / Mobilidade Urbana

15/04/2013 - 17:18

Obras de reestruturação do Córrego Mané Pinto revitalizam o entorno do Estádio

Wesley Santiago - Especial para o Olhar Copa

Foto: Edson Rodrigues

Obras no córrego Mané Pinto

Obras no córrego Mané Pinto

As obras de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto, que integram as intervenções de acesso à Arena Pantanal estão em andamento. Serão executadas atividades priorizando a recuperação do canal e a mobilidade urbana na Av. 8 de Abril. A obra irá refazer toda a estrutura no reforço das laterais do canal, de aproximadamente 3 km de comprimento, e vai revitalizar o pavimento asfáltico em toda a extensão da av. 8 de abril, entre a rua 13 de Junho e a av. Dom Bosco.

Curso vai preparar taxistas de Cuiabá e Várzea Grande para a Copa 2014

Com as obras o trânsito recebeu uma pequena mudança quem segue pela Av. 8 de Abril deve virar à direita e, em seguida, à esquerda quando avistar a placa de desvio para ter acesso à Av. Senador Metelo. A via foi interrompida para a execução da perfuração das estacas.

O secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander disse que a obra dará um ganho no visual urbano da região. “As paredes do córrego que hoje estão danificadas serão restauradas, o calçamento será refeito e a área urbana da região ganhará um novo visual”.

O esgoto que deságua no córrego será desviado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Dom Aquino, através de um interceptor. Isso impede que ligações clandestinas joguem dejetos na abertura e que estes sejam levados ao rio Cuiabá sem receber o devido tratamento.

O que se procura com a obra é reduzir os resíduos despejados no rio Cuiabá e diminuir o numero de casos de doenças pelo contato com água contaminada. A responsável é a empresa Engeglobal que prevê que a obra seja entregue no segundo semestre. O Orçamento é de R$ 13,3 milhões.

Também fazem parte das obras no entorno da Arena, a pavimentação e restauração de vias próximas ao estádio. 35 vias serão reformadas para o evento, os bairros do entrono situados no plano de ação são: Cidade Alta, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Centro-Sul, Popular, Duque de Caxias, Barra do Pari e Jardim Santa Isabel. Uma trincheira também está sendo construída na Mário Andreazza e Ciríaco Cândia além da duplicação da Estrada da Guarita e da ponte sobre o rio Pari, na cidade de Várzea Grande.

A execução desta frente de trabalho faz parte das exigências previstas na Matriz de Responsabilidades, compromisso assumido pelo Estado junto à Fifa e ao Governo Federal.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet