Faltam exatamente 50 dias para a bola rolar na Copa do Mundo de 2014. Sob o risco de ver obras inacabadas durante o evento por causa de atrasos no cronograma, o Governo do Estado corre contra o tempo para entregar as principais obras da mobilidade urbana. A considerar o ritmo das obras, ao menos três intervenções prometidas para o mês de maio estão na iminência de não ficarem prontas a tempo da Copa do Mundo: Complexo Viário de Tijucal e as trincheiras Jurumirim e Santa Rosa. Já é certo que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a reforma do setor de embarque do aeroporto Marechal Rondon só serão concluídas após o Mundial.
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Admitindo forte preocupação com as obras e sentindo o desgaste devido aos atrasos, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães declarou, nesta terça-feira (22), que além do VLT e do aeroporto, mais duas obras ficarão para término depois da Copa do Mundo. São elas o viaduto sobre o Rio Coxipó, na avenida Beira Rio e a trincheira Luis Felipe, na avenida do CPA. Essas duas obras fazem parte do ‘pacote’ do VLT.
Com o realinhamento do cronograma do VLT para entrega em dezembro deste ano, o consórcio responsável pela implantação do novo modal ganhou fôlego, mas passou a trabalhar sob a pressão de que ‘esse é o último prazo’. Embora especialistas afirmem que a implantação do VLT em Cuiabá não deve ficar totalmente pronta antes de 2016, o Governo do Estado e o consórcio VLT mantiveram a palavra de entregar o sistema rodando em suas duas linhas na íntegra – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro.
O panorama das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande a 50 dias do Mundial não é dos mais animadores. Obras de duplicação, alargamento e desvios, não preocupam. Do conjunto de trincheiras e viadutos, apenas três foram entregues até agora – viadutos do Despraiado e Sefaz e trincheira Ciríaco Cândia. As demais obras foram entregues parcialmente como o viaduto da UFMT, viaduto da MT-040 e o Complexo Viário do Tijucal. Nestas obras, apenas a parte elevada (cima) foi liberada e os trabalhos se concentram nas partes inferiores.
Outras obras que tiveram trechos liberados para travessia foram a rotatória do Zero Quilômetro, trincheira Santa Rosa e trincheira Jurumirim. O Governo do Estado permitiu a utilização de rotatórias nessas construções, para desafogar o trânsito.
As preocupações mais pontuais da Secopa são a Arena Pantanal e seu entorno, o aeroporto Marechal Rondon e os Centro Oficiais de Treinamentos (COT’s), que fazem parte da Matriz de Responsabilidade exigida pela Fifa. A Arena Pantanal teve sua inauguração adiada para o mês de maio devido à não conclusão da montagem das cadeiras.
As obras do aeroporto Marechal Rondon ganharam celeridade depois que o ministro da Aviação Civil, Wellingthon Moreira Franco deu uma ‘bronca’ geral, no entanto, ficou decidido que o terminal será entregue parcialmente. Apenas o setor de embarque será reformado após o Mundial, para evitar transtornos durante o evento. O aeroporto de Várzea Grande se livrou de um eventual ‘puxadinho’ ou a vergonhosa ‘cobertura de lona’, mas voltará às obras após o Mundial.
As obras dos COT’s continuam preocupando o Governo do Estado. A menos de dois meses do Mundial, ainda há muito o que fazer na Barra do Pari (Várzea Grande) e na UFMT (Cuiabá). A boa notícia é que a grama já cresce nos dois campos, mas não está descartado uma espécie de ‘puxadinho’ para que as seleções possam utilizar esses COT’s durante a Copa.
A expectativa da Secopa e das construtoras é de que a partir de agora, com o fim do período chuvoso, as obras possam deslanchar. Após inúmeros adiamentos de inauguração de obras, o governador Silval Barbosa optou por não anunciar a entrega de mais nada. “O dia 12 de junho, antes dos jogos da Copa em Cuiabá é o limite. Até lá, pretendemos entregar todas as obras”, disse o governador.
Confira um panorama das principais obras da Copa, a 50 dias do Mundial
Reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon
• De forma simultânea prossegue a execução do acabamento na área interna do novo terminal de passageiros com a instalação de janelas de alumíneo, venezianas, louças nos sanitários, vidraças, o assentamento de pisos de granito, de pastilhas de cerâmica nos reservatórios de água, do pavimento intertravado na área do estacionamento e o calçamento em frente ao terminal. Os equipamentos para a rede de energia já estão no local.
VLT
• O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá sequência às atividades relacionadas à via permanente. O material utilizado, que inclui trilhos, Q-tracks, pórticos de posicionamento, ferragens e formas, já está estocado em Várzea Grande e será transportado em etapas para o local. Também está programado o início das atividades em um segundo trecho na avenida do CPA, também para a via permanente, entre os viadutos da Miguel Sutil e da Sefaz.
Trincheira do Zero Km
• Atualmente Consórcio VLT executa atividades relacionadas à drenagem sob as faixas de rolamento da trincheira. Posteriormente as paredes da trincheira serão fechadas com placas de concreto. Também serão instalados os trilhos, a sinalização horizontal e vertical e para finalizar, a iluminação.
Trincheira Luis Felipe
• Para avançar nesta etapa da construção foi necessário realizar alteração no trânsito no sentido Centro-CPA, e também no acesso à rua Luis Felipe, no bairro Alvorada.O desvio é necessário para que o Consórcio VLT dê continuidade às atividades de construção da trincheira.
Trincheira Santa Rosa
• Após a liberação da pista lateral da trincheira Santa Rosa, sentido Verdão-Goiabeiras, os motoristas que percorrem, pela Avenida Miguel Sutil, têm uma nova opção para a circulação de veículos. Os trabalhos continuam no canteiro de obras com serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação das marginais, entre outras atividades.
Trincheira Santa Isabel (Verdão)
• Estão em andamento as seguintes frentes de trabalho: a concretagem das alças da rotatória, o içamento das vigas protendidas, o tratamento das paredes da trincheira e a instalação dos guarda-corpos (nas laterais) e guarda-rodas (no centro) segundo prescrições da NBR-7188/84. A pista da nova estrutura receberá ainda uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos.
Trincheira Jurumirim/Trabalhadores
A obra de cortina atirantada, que estava sendo feita na parte interna da trincheira, já foi finalizada, a drenagem na parte externa também já chegou ao fim, sendo que, do lado interno faltam apenas 200 metros para serem concluídos.Com essas etapas terminadas, inicia-se agora outro estágio que abrange a execução das lajes em balanço e lajes da rotatória. Após colocação das lajes, as atenções serão voltadas para o serviço de terraplanagem, dando assim continuidade aos trabalhos ali iniciados.
Viaduto Dom Orlando Chaves
• A base da pista do viaduto está pronta. As atividades se concentram na terraplanagem para o encabeçamento da estrutura (terra armada) do lado direito do viaduto no sentido Várzea Grande - Cuiabá, para quem segue pela Avenida da FEB.
Complexo Viário do Tijucal
• Com mais uma etapa da edificação do Complexo Viário concluída, após o término da sinalização horizontal sobre o viaduto, o conjunto de obras formado ainda por uma trincheira, uma rotatória e duas marginais, começará a beneficiar o trânsito local e a minimizar os impactos causados pelas interferências.
Passagem Trigo Loureiro
• As atividades começaram com sondagem, topografia e demarcação para o estaqueamento. Em fevereiro o Consórcio VLT concluiu a primeira etapa da obra, no sentido Rodoviária-CPA e liberou o tráfego no local, avançando para a segunda etapa, em que serão executadas as mesas atividades.
Sobreposição do Córrego Prainha
• O início das atividades ocorreu após liberação do IPHAN e estão sendo realizadas em etapas. O primeiro trecho a receber as intervenções começou próximo à XV de Novembro e um pouco depois da avenida Dom Bosco. Além da execução das estacas, também estão sendo executadas as vigas de coroamento. Em seguida será feita a concretagem da laje superior, e posteriormente a instalação dos trilhos. Essa será a sequência de atividades adotada para os demais trechos da Prainha.
Alargamento do viaduto da Miguel Sutil
• A área da obra foi cercada com tapumes, onde os trabalhadores começaram a executar as sapatas e os pilares. Ao todo serão 10 pilares localizados nas extremidades e na parte central (já na avenida do CPA) da estrutura. Para esta etapa da obra, o Consórcio VLT informa que não haverá interferência no trânsito de veículos na avenida do CPA ou Miguel Sutil.
Viaduto do aeroporto
• No fim de fevereiro foi concluída a concretagem dos trilhos (grooved) da via permanente sobre o viaduto. Os trabalhos estão concentrados nas atividades de acabamento e terra-armada. Além disso, está sendo instalado o guarda-corpo. Posteriormente serão executadas a sinalização e iluminação. Está em execução também as atividades para construção de uma rotatória lateral ao viaduto, para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto. Já foi feita toda estrutura de drenagem e atualmente os trabalhadores estão executando a pavimentação.
Viaduto da MT-O40
• A parte rodoviária, constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral, foi liberada para o tráfego de veículos. Na parte central está a via permanente para passagem do VLT, próxima etapa da construção. Materiais começaram a ser levados para o local no fim de fevereiro para início da instalação dos trilhos. As atividades para a construção da rotatória de acesso à rodovia e regiões adjacentes também foram iniciadas no último mês.
Viaduto da UFMT
• Com a entrega da parte rodoviária, o Consórcio VLT concentra os trabalhos na instalação dos trilhos grooved sobre a estrutura e, simultaneamente, trabalha na parte inferior do viaduto, onde são executados os pontilhões que sustentarão a rotatória para acesso à avenida Parque do Barbado, Tancredo Neves e ao campus da UFMT. As atividades começaram no pontilhão à jusante do córrego, com a execução das estacas (fundação) que vão sustentar a estrutura. As atividades continuam com as vigas travessas, cimbramento, tabuleiro, entre outras.
Viaduto da Beira Rio
• Atualmente estão sendo feitas escavações e arrasamento de estacas para construção dos blocos e posteriormente os pilares, dando início às atividades da mesoestrutura para depois executar a superestrutura. A evolução da obra está condicionada à liberação de área para ampliar a frente de serviço, diretamente ligada ao progresso da construção das duas pontes sobre o rio Coxipó.
Construção da ponte sobre o Rio Cuiabá
• O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande executará o lançamento das 21 vigas pré-moldadas sobre a Ponte Júlio Müller. A previsão é que a atividade seja finalizada na manhã desta quarta-feira (16.04).
Centro de Controle Operacional do VLT
• As obras no CM e CAO seguem com a instalação dos trilhos vignole. Além da concretagem dos trilhos, está concluída a fundação (estacas e blocos) das edificações dos prédios, que incluem as áreas do CM, CAO, subestação de energia para alimentação da rede aérea do VLT, inspeção diária, portaria e depósito.
Implantação da via permanente
• Com o avanço nos trabalhos, foi feita a remoção do canteiro central entre o aeroporto (avenida João Ponce de Arruda) e a rua Irmã Elvira (já na esquina com a FEB) , para liberação da área para a construção da via que receberá o trilho, por onde passará o VLT. Em Cuiabá, as atividades relacionadas à implantação da via permanente se estendem à avenida do CPA, no trecho entre a sede do CREA e o viaduto da Miguel Sutil. As máquinas removeram os canteiros centrais e iniciam as escavações, primeira etapa da construção da via permanente, e ajuste do solo – para suportar o peso da via permanente.
Duplicação da avenida Mário Andreazza
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas. Dos 9,4 Km de duplicação restam 400 metros para a conclusão.
Restauração das ruas no entorno da Arena Pantanal
• A execução das obras de restauração e de pavimentação em ruas e avenidas no entorno da Arena está em andamento. De um total de 35 vias, 27 foram pavimentadas e prosseguem com obras complementares (calçada, meio-fio, sarjetas e sinalização).
Revitalização do Córrego Oito de Abril (Mané Pinto)
• O trecho em frente ao novo centro comercial popular de Cuiabá que passa por obras de substituição dos bueiros metálicos, atividade ligada à obra de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto, será liberado no final de abril. A obra será realizada ainda nas avenidas Beira Rio e Treze de Junho. As demais interferências ao longo do córrego Mané Pinto prosseguem com frentes de trabalho de pavimentação das rotatórias, calçamento, revitalização das paredes do canal e a implantação do coletor tronco.
Implantação da avenida Parque do Barbado
• Diversas frentes de trabalho seguem no canteiro de obras do Pq. do Barbado. Entre elas o aterramento nas laterais da galeria e a ligação de drenagens fluviais. A próxima etapa compreende a sequência das escações do canal.
Duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas.
Duplicação da Estrada da Guarita
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas.
COT Barra do Pari
• Está em andamento a fase de grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário, no campo de futebol do COT da Barra do Pari, em Várzea Grande. Em paralelo segue a execução das instalações das redes hidráulicas e elétricas, de cabeamento estruturado, da colocação do piso e atividades ligadas ao acabamento interno do prédio anexo ao campo. A construção da arquibancada com capacidade para 3 mil espectadores foi concluída. A próxima etapa compreende a instalação da cobertura de estrutura metálica sobre o prédio e a estruturação no entorno da obra.
COT UFMT
• O gramado do COT UFMT está na fase de grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário. Simultaneamente prosseguem os serviços de finalização das quatro torres de iluminação e som do campo de treinamento, e da alvenaria no prédio anexo. Na parte interna da estrutura seguem as seguintes frentes de trabalho: colocação dos pisos nos vestiários e a concretagem dos pilares centrais do segundo piso do prédio. Na sequência serão iniciadas a construção da pista de atletismo, acesso para a entrada dos ônibus ao COT UFMT e o içamento da estrutura metálica para a cobertura.
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