Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Eleitoral

DECISÃO

TRE aprova contas de 2012 de Mauro Mendes e do Diretório do PSB que comemora ano ‘no azul’

Foto: Olhar Direto

TRE aprova contas de 2012 de Mauro Mendes e do Diretório do PSB  que comemora ano ‘no azul’
Após gerar expectativas diversas, principalmente por conta da demora na apreciação o relatório final em plenário, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso aprovou por unanimidade as contas do comitê financeiro da campanha vitoriosa do prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, e, também, a contabilidade de 2012 do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro. É a primeira vez em muitos anos 10 anos que as contas do PSB são aprovadas no TRE sempre ressalvas.


Leia mais:
Casal de produtores rurais entra em recuperação judicial por dívida de R$ 226 milhões


O presidente municipal do PSB, Suelme Evangelista Fernandes, comemorou a aprovação e citou que é crucial para a sequência da vida partidária. “Temos realmente que comemorar, porque o Partido Socialista possui um histórico de reprovação de contas [no TRE]. Alguns dirigentes foram cruéis com o partido, desde a época do [ex-] deputado Eliene Lima”, observou ele, em entevista à reportagem do Olhar Direto.

“No passado, houve erros absurdos com conseqüências danosas para a vida partidária. Aprovar as contas é um cuidado importante na vida do partido. Por causa de reprovações, o PSB funcionou muito mais tempo de forma clandestina do que no formato oficial, pela falta de prestação de contas ou da reprovação”, avaliou ele.

“Sair ileso de um processo político grande, sob todos os aspectos, como foi 2012, na briga para Prefeitura de Cuiabá, é mesmo uma vitória ímpar para o PSB”, emendou Fernandes.

Suelme Evangelista citou que o PSB vive um “novo momento” e destacou a boa gestão do ex-presidente Robério Garcia, o Berinho, seu antecessor. Robério é pai do deputado federal Fábio Garcia, novo presidente regional do PSB.

“É certo que o [ex] presidente Robério Garcia fez um bom trabalho, em ano eleitoral, quando o partido disputou e venceu uma eleição duríssima para a prefeitura de Cuiabá, encabeçada por Mauro Mendes”, argumentou ele.

“Para o PSB, a aprovação [das contas] é valor agregado na linha de transparência e honestidade. O partido está justo. Certamente as contas de campanha foram bem claras e bem aplicadas”, emendou Evangelista Fernandes, que em 2012 se tornou suplente de vereador pelo PSB.

O relator do processo, juiz Ricardo Almeida, acatou a argumentação da defesa, elaborada pelo advogado José Antônio Rosa, demonstrando que o Comitê Financeiro Único e o PSB cumpriram a legislação. “O Pleno aprovou por unanimidade e creio que fez-se justiça, no caso.

“A ocorrência de erro meramente formal não compromete a prestação de contas”, resumiu José Antônio Rosa. Em primeira instância, a juíza Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez, titular da 54ª Zona Eleitoral, havia reprovado as contas do comitê financeiro e do PSB.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet