Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

NO STF

Lula tenta afastar Gilmar Mendes de processos da Lava Jato

Foto: Reprodução

Lula tenta afastar Gilmar Mendes de processos da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal julgará pedido do ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva que visa tirar do ministro Gilmar Mendes toda responsabilidade de decisões judiciais que envolvam o petista na operação Lava Jato.


Leia mais:

Mato grossense, Gilmar Mendes sugere que diálogos grampeados de Dilma podem ser objeto de processo de impeachment


O procedimento contra Mendes, mato-grossense nascido em Diamantino, foi protocolizado no último dia 19 de março. Com o habeas corpus, Lula quer que o relator da Operação Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, assuma todos os autos.

Gilmar Mendes foi responsável por decisão que suspendeu a posse de Lula como Ministro da Casa Civil. Pesa contra o ministro do STF a assumida postura contra o Partido dos Trabalhadores. Constantemente Mendes utiliza as sessões do Supremo para atacar a atual política do governo federal.

Na última quinta-feira (17), o mato-grossense afirmou que a conversa grampeada pela Polícia Federal entre a presidente da República, Dilma Rousseff e o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, pode caracterizar crime de responsabilidade, objeto que embasa um processo de impeachment.

“Se houver avaliação de que se trata de medida para descredenciar a justiça, obstrução de justiça certamente está nos tipos de crime de responsabilidade. Pode ter outros dispositivos aplicáveis da legislação penal”, declarou Gilmar Mendes.

Lula também tenta barrar qualquer decisão do juiz Sérgio Moro no processo, até que o plenário do Supremo se manifeste sobre o caso. Nesta segunda-feira (21), o ministro Edson Fachin se declarou "suspeito" para julgar o HC, que será sorteado para outro componente do STF.

Gilmar Mendes é natural de Diamantino (a 137 km de Cuiabá). Construiu carreiras como magistrado, professor e advogado, atuando em Mato Grosso. Também já atuou na Justiça de Mato Grosso do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet