Olhar Jurídico

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA

João Emanuel apresenta queixa-crime contra empresário que relatou plano para matar juíza e ligação com Comando Vermelho

19 Set 2016 - 16:00

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Paulo Victor Fanaia Teixeira / Olhar Direto

João Emanuel

João Emanuel

A defesa do ex-vereador João Emanuel Moreira Lima protocolizou queixa-crime contra o empresário Walter Dias Magalhães junto à Oitava Vara Criminal no último dia 09. Dias teria relatodo a Polícia Civil um plano suspotamente armado por João Emanuel para matar a Juíza da Sétima Vara Criminal, Selma Rosane Arruda. O mesmo depoimento contou sobre um possível envolvimento do ex-parlamentar com o Comando Vermelhoorganização criminosa nacionalmente conhecida. .


Leia mais:
Desembargador aguarda informações de juíza para decidir sobre liberdade a João Emanuel

Ao empresário, o político, que hoje se encontra preso no Centro de Custódia da Capital (CCC), atribui responsabilidade por arquitetar o esquema de fraudes desbaratado pela “Operação Castelo de Areia”. João Emanuel também alega que seu nome público tem sido usado como foco na denúncia. 

A queixa-crime encontra conclusa para decisão da juíza Maria Rosi de Meira Borba desde o último dia 14.

Em entrevista ao Olhar Jurídico, no mesmo dia 14, o advogado, denunciado e irmão do ex-vereador, Lázaro Roberto Moreira Lima afirmou que ele e sua família sofreu um golpe de Walter Dias Magalhães. “Era ele quem comandava (o suposto esquema)”, afirmou. “Estavamos eu e meu pai de boa fé e sofremos um golpe dele”, e insiste, “foi uma obra arquitetada por ele”.

O advogado também criticou a credibilidade dada pela Delegacia Fazendária às afirmações de Walter Dias Magalhães. “Eles pegam o depoimento e dão credibilidade absoluta”, mas a verdade, segundo ele, “este estelionatário, engana todo mundo”. E avalia: “hoje basta cantar o nome de João Emanuel que o suspeito sai de foco”.

O que é queixa-crime?

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, trata-se de exposição de fato criminoso, feita pela parte ofendida ou por seu representante legal, para iniciar processo contra o autor ou autores do crime. A queixa-crime pode ser apresentada por qualquer cidadão — é um procedimento penal de caráter privado, que corresponde à Denúncia na ação penal pública.

Entenda o Caso:

A denúncia está relacionada à operação “Castelo de Areia”, realizada pela Polícia Judiciária Civil. Ao todo, foram denunciadas oito pessoas por constituição de organização criminosa e estelionato. Entre os nomes estão o juiz aposentado Irênio Lima Fernandes (pai de João Emanuel) e o advogado Lázaro Roberto Moreira Lima (irmão do ex-vereador), os empresários Walter Dias Magalhães Júnior, Shirlei Aparecida Matsouka Arrabal e Marcelo de Melo Costa; o contador Evandro José Goulart; e o comerciante Mauro Chen Guo Quin.

De acordo com o Gaeco, a suposta organização criminosa tinha o seguinte modus operandi: inicialmente captavam pessoas que tinham interesse em obter empréstimos com juros menores ou de investir em empreendimentos imobiliários; em seguida acertavam o valor do suposto empréstimo ou do investimento, que são sempre de valores altíssimos; firmavam pré-contratos do suposto empréstimo/investimento; e, após, solicitavam determinada quantia (sempre valores altos, proporcionais ao valor do suposto empréstimo) que, segundo eles, era necessária para a concretização do empréstimo/investimento; após receber os valores repassados pelas vítimas começavam a dar 'desculpas', não empregavam os valores conforme prometido e tampouco devolviam as quantias pagas pelas vítimas”, diz a denúncia.

"Chega a ser surpreendente todo o mise en scène empregado pelos investigados para ludibriar suas vítimas (almoços e jantares em hotéis caros, viagens internacionais, utilização de um “falso dono de um Banco Chinês”, locação de imóvel luxuoso, etc)”, concluiu o Gaeco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet