Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Santos pede o empenho da AMM na luta pela reforma do Pacto Federativo

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, defendeu hoje cedo (09-02) a luta por um novo pacto federativo que prevê a descentralização dos recursos concentrados hoje em quase 65% com a União. A declaração foi feita durante a posse do novo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o prefeito de Jauru, Pedro Ferreira (PP). Os municípios contam com apenas 15% do bolo tributário para administrar as políticas públicas de saúde, educação e infra-estrutura. “A célula mater de qualquer país é o município. Se tivesse um pacto federativo que distribuísse de forma igualitária aos municípios, essa renda seria revertida em ações para o cidadão”, disse Santos.


O gestor pediu para o novo presidente que empenhe nessa luta. “Precisamos avançar pelo novo pacto federativo, e ter a consciência de que esse recurso é do povo”. Santos disse ainda que seu apoio ao prefeito de Jauru se deu pela ideologia para uma AMM independente, “que quando houver conflitos, a Associação esteja ao lado dos prefeitos e municípios”.

Na mesma linha de discurso, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, José Riva (PP), disse que o aumento do repasse vai proporcionar independência para os municípios, além de extinguir as emendas parlamentares. “Sendo assim, os prefeitos não precisarão viajar em busca de recursos para sua cidade. Com este aumento, os municípios irão resolver seus problemas sozinhos”, disse Riva. Ele sugere que o repasse aumente dos atuais 15% para 30% às Prefeituras.

O ex-presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, agradeceu ao prefeito Wilson Santos pelo sentimento municipalista, que mesmo com uma extensa agenda participou de todos os encontros da Associação. “O prefeito prestigiou encontros aqui em Cuiabá, em Brasília (DF) e em Porto Alegre (RS), sempre esteve presente, mostrando sua determinação e seu espírito municipalista”, disse Cidinho, informando que deixa a Associação organizada, com R$ 788 mil em caixa.

O novo presidente, Pedro Ferreira,ressaltou que a AMM é o que os prefeitos têm de melhor em representação. “Vou me dedicar exclusivamente à Associação. Já avisei minha equipe em Jauru que ficarei muito ausente. Vamos trabalhar de forma acirrada. Quero criar uma equipe que não tenha dia nem hora”, alertou Ferreira aos funcionários da Associação.

Confira abaixo a composição da nova diretoria da AMM:

Presidente: Pedro Ferreira-Jauru

1° Vice-presidente: Manoel Rodrigues de Freitas Neto-Terra Nova do Norte

2° Vice-presidente: Geraldo Martins Dias da Silva-Vale de São Domingos

3° Vice-presidente: Naftaly Calixto da Silva-Vila Rica
4° Vice-presidente: Alcides Batista Filho-Alto Araguaia

5° Vice-presidente: Ernane José Sander-Itiquira

Secretário: Jamar da Silva Lima-Nova Brasilândia

1° Secretário: Neurilan Fraga-Nortelândia

2° Secretário: Máximo Antônio Rodrigues dos Santos-Torixoréu

Tesoureiro Geral: Joemil José Baudino de Araújo-Rosário Oeste

1° Tesoureiro: Nelci Capitani-Colniza

2° Tesoureiro: Marcelo Ribeiro Alves-Barão de Melgaço
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet