Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Blairo Maggi confirma contingenciamento de 50% e Silval definirá prioridades

02 Fev 2009 - 19:21

Da Redação/Alline Marques e Marcos Coutinho

O governador Blairo Maggi determinou o contingenciamento imediato de 50% da receita de aplicação livre do Estado e transferiu para o vice-governador a responsabilidade de definir as obras prioritárias nas secretarias fins (Saúde, Educação, Segurança e Infra-estrutura). Estes foram os dois principais pontos da pauta de reunião de secretariado encerrada, há pouco, no Palácio Paiaguás. 


Fontes da Secretaria de Fazenda já haviam confirmado para o Olhar Direto na manhã de hoje que o contingenciamento atingiria o patamar de 50% por conta da aguda crise financeira global. De acordo o secretário de Fazenda, Éder Moraes, o percentual a ser contingenciado é histórico, mas "absolutamente necessário", devido às incertezas dos efeitos da crise sobre a economia estadual. 

Em referência à definição das prioridades das secretarias fins, Maggi preferiu passar o bastão da responsabilidade para Silval Barbosa. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, major Eumar Novacki, as primeiras reuniões entre o vice-governador, os titulares das secretarias-fins e a equipe econômica deverão ocorrer imediatamente. "Eles irão definir as prioridades de gastos", afirmou Novacki.

Dentre outros assuntos discutidos, um deles foi a inauguração do Cine Teatro até o aniversário de Cuiabá. Maggi foi enfático em afirmar que não aceitará atraso. Ainda falando de Cultura, o secretário Paulo Pitaluga anunciou que irá atender a demanda de projetos de forma regionalizada e prometeu a instalação da exposição itinerante histórica de Mato Grosso.

Na área da saúde deverão ser construídas duas Unidades de Pronto-atendimento (UPA) em Cuiabá, que serão de responsabilidade do Estado. O governador determinou também a ampliação do atendimento de alta complexidade nos hospitais regionais. Na quinta-feira serão entregues 60 ambulâncias pelo secretário Agostinho Moro, com indicação dos deputados.

Maggi cobrou ainda a conclusão do hospital regional em Várzea Grande e a entrega da reforma do Centro de Reabilitação Dom Aquino.

Durante a reunião, cada secretário explanou sobre as prioridades da pasta. A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia anunciou a criação de 30 salas empreendedoras nos municípios, para orientar os prefeitos sobre incentivo fiscais e informar como atrair investimentos.

O secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, comentou sobre o lançamento do Plano Estadual de Sustentabilidade que consiste no combate das queimadas e desmatamento de Mato Grosso. Maggi também cobrou a execução do programa MT Legal, que precisa apenas de um parecer do Ibama para entrar em vigor.

O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, informou sobre a integração dos boletins entre Polícia Militar e Polícia Civil. A jornada extra também deverá ser implantada nos municípios pólos e 11 bases comunitárias no interior do estado. Ele anunciou ainda a abertura de 1800 vagas para o sistema prisional.

O governador também divulgou a melhoria na estrutura do escritório em Brasília para atender a demanda da equipe de governo e evitar gastos com diárias e passagens. 

Atualizada às 19h49
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet