Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Mapa apoia a renovação de cafezais no Paraná

Até 2010 espera-se um incremento nos plantios de novas áreas de café arábica no Paraná que serão beneficiadas pelo Plano de Apoio para Sustentabilidade da Cafeicultura nas Propriedades Rurais do Estado do Paraná. Convênio assinado entre o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab/PR) vai permitir a produção de sementes e mudas de café. De acordo com os técnicos, deverá ocorrer a reposição da quantidade de áreas recém-erradicadas e até mesmo aumento da área total cultivada no estado.


Produção no Paraná – O Paraná é o quarto produtor de café do Brasil, depois de MG, ES, SP, com uma produção, para este ano, estimada entre 1,65 a 1,8 milhões de sacas de 60 kg, queda de 36,7% em relação à temporada anterior, em uma área de 93,1 mil hectares.

No levantamento, observa-se uma redução de 0,8% na área cultivada total devido à erradicação de áreas improdutivas após a colheita do ano passado, especialmente na região do Arenito Caiuá (núcleos regionais da Seab de Umuarama, Paranavaí e parte de Maringá). Já a área de produção será 3,9% menor por conta das podas (esqueletamento). Este manejo é normal para as áreas mais adensadas realizado cada três anos e logo após uma colheita cheia.

A poda ocorreu também para renovar as lavouras e reduzir o custo de produção diante da perspectiva de retração da safra neste ano por efeito da bienualidade negativa. A produção nacional está calculada em um intervalo de 36,9 e 38,8 milhões de sacas de 60 quilos, em 2,3 milhões de hectares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet