Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap opera oito ETEs compactas na capital

Atualmente a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) é responsável por operar oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) compactas em Cuiabá. A mais recente é a ETE Ilza Picolli, na região da Morada da Serra, construída em 2008 para atender os residenciais Ilza Therezinha Picolli Pagot e Wantuil de Freitas, que passou a ser operada pela Sanecap em fevereiro deste ano com capacidade para tratar 11 litros de esgoto por segundo.


Conforme explica a gerente do setor de Tratamento de Esgoto da Sanecap, engenheira Vânia Tarsila Borges, as vantagens do sistema compacto são a simplicidade operacional, baixo custo de implantação e operação, além de baixo impacto em ambientes urbanos, como ruído, odor e visual. “Esse tipo de estação apresenta boa eficiência na remoção de carga orgânica e é de fácil operação e manutenção”.

As estações de tratamentos compactas, segundo a engenheira, é indicada para atender residenciais e condomínios com até 1.500 casas. “Elas contam com sistema de tratamento constituído por reator UASB, Filtro Biológico Aerado Submerso, Decantador Secundário e Cloração”.

Além da ETE compacta Ilza Picolli, a Sanecap opera também as ETEs Maria de Lourdes (residencial Recanto do Senhor), Sucuri (residencial Sucuri), Jardim Paraná (condomínio Estevão Torquato), Ribeirão Baú (residencial Milton Figueiredo), Topázio (residencial Topázio, no bairro Jardim Universitário), Esperança (residencial Esperança, no bairro Parque Atalaia), e Despraiado (bairro Vila Real). Este último, o sistema é combinado de Reator e Lagoa de Estabilização.

Os residenciais Ilza Therezinha Picolli Pagot (atende 482 famílias) e Wantuil de Freitas (428) foram construídos por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do Governo Federal e Caixa Econômica Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet