Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Vigilância Sanitária de Cuiabá recebeu mais de 2 mil denúncias sobre alimentos em dois anos

Entre os anos de 2007 e 2008, a Vigilância Sanitária de Cuiabá (Visa) recebeu 2.021 denúncias, destes pouco mais de 7% foram de produtos alterados, com 142 casos. Em uma lista de 21 itens, a carne ocupou o primeiro lugar, com 29 queixas. Em segundo, com 21 reclamações, está os produtos como leite, queijo e requeijão. Também aparecem denúncias relativas a refrigerantes.


O nutricionista da Visa, Divalmo Pereira Mendonça relata que os tipos mais comuns de alteração são a presença de fungos e resquícios de insetos dentro dos produtos. Ele ainda destaca que há situações inusitadas, que ninguém acredita no que vê, como foi o caso de uma denúncia, em que a equipe constatou que realmente havia um anfíbio (perereca) dentro de uma garrafa de dois litros de refrigerante.

“Como é um produto selado, na maioria das vezes o problema está na origem, ou seja, na fábrica. Quando há este tipo de ocorrência cabe a nós é apenas fazer o recolhimento da mercadoria”, informa o nutricionista, alertando que em casos de reclamações de refrigerantes alterados, a Visa direciona a denúncia ao Ministério da Agricultura, detentora do registro desses produtos.

Nos dois últimos anos, a Visa registrou 12 queixas de alteração de refrigerantes. Segundo Mendonça, os problemas que são detectados com mais freqüência nesses casos é a presença de cacos de vidro, quando as garrafas são retornáveis. E naqueles que são descartáveis – as garrafas PET – o transtorno é em relação a presença de insetos. “Há uma etapa do processo de industrialização desses produtos que o material é soprado para adquirir forma, muitas vezes, neste momento pode haver a inclusão de algum resto de inseto”, diz o nutricionista.

Os demais produtos alterados denunciados junto a Visa foram pratos prontos (refeição), com 19 queixas e panificação com 10. Houve também reclamações sobre embutidos, água mineral, barra de cereais, sanduíches, massas e medicamentos, cada um com cinco notificações. O restante das denúncias foi proveniente de queixas sobre sorvetes, conservas e biscoitos, todos com quatro reclamações; e ainda condimentos, molho de tomate, ambos com duas denúncias. Houve ainda queixas sobre bebidas alcoólicas, cereais, chocolate e cosméticos, cada um com uma reclamação.

Mendonça, explica que as denúncias podem ser feitas via telefone, ofício e pessoalmente. “Muitas pessoas chegam até a Vigilância com o produto em mãos”, diz. Nos casos em que a mercadoria não é encaminhada à Visa, uma equipe de profissionais vai até o local para fazer a inspeção. “Se for comprovado a irregularidade do produto, a gente faz o recolhimento de todo o material alterado”, afirma.

A Vigilância Sanitária está localizada no bairro Ribeirão do Lipa, s/nº. O telefone para fazer denúncia sobre estabelecimentos comerciais, industriais e alimentícios, e ainda sobre produtos oriundos dessas empresas é o 3617-1482.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet