Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto Vale Água contará com a participação de cooperativa e comunitária

O projeto “Vale Água”, que será implantado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap, a partir do mês de julho, contará com a participação de cooperativas que trabalham com materiais recicláveis. A idéia, segundo a presidente da Companhia, Eliana Rondon, é aproveitar as pessoas que já trabalham com a coleta seletiva do lixo para aderirem ao projeto.

“Vamos ajudar a fortalecer as cooperativas existentes em Cuiabá e, ainda, fundar outras, além de treiná-las”.

Eliana Rondon explica que o Vale Água não dependerá do caminhão de lixo para fazer a coleta seletiva dos materiais, pois a própria população se encarregará disso. “É importante que as pessoas entendam que a Sanecap não irá até as casas para fazer a coleta desses materiais, mas sim os próprios moradores que se encarregarão de levá-los até um dos pontos de coleta e trocá-los por um cartão com bônus, que poderá ser abatido na conta de água”.

Inicialmente, será fixado um ponto de coleta na Estação de Tratamento de Esgoto (lagoa encantada), no bairro CPA III. No entanto, futuramente, será descentralizado para pontos estratégicos da cidade, locais de fácil acesso à população. O projeto, segundo Rondon, começará com a coleta de garrafas PET e latinhas de alumínio, mas ao longo da implantação será incorporados outros materiais.

O projeto Vale Água será implantado pela Sanecap em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Conforme a presidente da Sanecap, a parceria com a ONG Cempre será de grande importância, pois será ela quem vai estreitar os laços com as indústrias responsáveis pela reciclagem, como, por exemplo, a Coca Cola Nestlé, Philips, Johnson e Johnson, entre outras. “A Cempre, em parceria com a Sanecap, vai coletar os materiais e a primeira repassará para as indústrias que pagará por esse material. Portanto, a Companhia não vai subsidiar nada”.

Cempre - é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores. Trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet