Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Índios ameaçam nova invasão em fazenda e MP é acionado

Na tentativa de conter a revolta dos índios da etnia pareci, no município de Diamantino (208 quilômetros de Cuiabá), e com denúncias de uma nova invasão nas fazendas da região nesta quinta-feira, um documento com pedido de providências e segurança foi protocolado no Ministério Público Estadual (MPE) pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).


O documento relata as ameaças que os índios estariam fazendo contra os produtores, por causa do assassinado da índia cacique Valmireide Zoromará (42), no início do mês. A líder indígena foi assassinada na fazenda Boa Sorte, que chegou a ser invadida pelos índios. No local, animais foram mortos e a sede da propriedade, destruída. Eles cobram que a investigação do crime seja feita pela Polícia Federal (PF).

Os produtores da região temem uma nova invasão, pois as ameaças se referem à apreensão de maquinários agrícolas, e da possibilidade de atear fogo nas lavouras. Na tarde de hoje, os produtores vão se reunir com o administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tangará da Serra, Carlos Márcio Vieira Barros, e representantes da Famato para discutir a situação no local.

A equipe de reportagem do site Olhar Direto conversou com o administrador da Funai e responsável por toda a área do Chapadão dos Parecis, Carlos Márcio Vieira. Ele disse que não há nenhum indício de uma nova invasão na fazenda. Ele contou que esteve em contato com os índios e líderes da etnia, no entanto, eles negaram que planejam invadir.

A Polícia Federal se recusa a falar sobre o assunto e, conforme a assessoria de imprensa, ainda não há informações se houve consenso com os agentes da PF, já que alegam que o caso seria competência da Polícia Civil.

Lavoura

O diretor-secretário da Famato, Valdir Corrêa, enfatiza que a situação no local é tensa. A grande preocupação, segundo ele, se refere ao período de colheita de soja que inicia hoje no município de Diamantino, e a possibilidade de haver alguma intervenção dos índios. A região possui cerca de 100 mil hectares de lavoura. “Se os maquinários forem apreendidos, vai causar prejuízo para os produtores”, ressaltou em entrevista ao site Olhar Direto.

Ele disse ainda que a cópia do documento protocolado no MP e fotografias da ação na fazenda Boa Sorte, foi encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) e ainda para a ministra da Casa Civil, Dilma Russef, ministro da Justiça, Tarso Genro, como para a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

Crime

Valmireide foi baleada enquanto pescava na represa da fazenda junto a outras 13 pessoas. O esposo, Valdenir Xavier, também foi atingido. Dois suspeitos de participação no crime já estão presos e um deles confessou a autoria do crime. Ismael Rosa Lima (39) foi preso em Nobres e Célio Rodrigues Alves (32), em Diamantino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet