Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Lagoa da ETE do CPA será usada para pesquisa de tratamento de esgoto

Uma alternativa de baixo custo para o tratamento de esgoto será usada na lagoa facultativa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do CPA III, Lagoa Encantada. A experiência, que usará um sistema chamado ‘wetland’, será feita pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), em parceria com uma equipe de professores do curso de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


De acordo com o gerente do Setor de Obras e Fiscalização da Sanecap, Álvaro Luiz Gonçalves, a princípio o projeto prevê a construção de um ‘wteland’ com cinco filtros de areia, os quais receberão o esgoto da lagoa. Nesses filtros serão plantadas macrófitas (espécie de plantas aquáticas), que se alimentarão da matéria orgânica do esgoto e, consequentemente, limparão o efluente.

No local, também, serão construídos dois tanques de piscicultura, cuja água utilizada será oriunda deste tratamento. O projeto prevê, ainda, a plantação de uma horta, a ser irrigada com a água tratada do esgoto. 

Para a execução dessa obra, prevista para se iniciar ainda neste semestre, serão investidos R$ 34.987,51, recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá/Sanecap.

Wetland – são sistemas artificialmente projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes, que agregam populações variadas de microrganismos, os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas para posterior reaproveitamento. 

Além da melhoria da qualidade do esgoto, a presença dessa vegetação proporciona apelo estético, empregando valorização paisagística e colaborando para a redução dos índices de rejeição ao sistema de tratamento de esgoto, por parte da população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet