Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Workshop de gestão de resíduos sólidos é elaborado

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) está elaborando um workshop de gestão de resíduos sólidos de postos de combustível. As palestras estão sendo montadas pelo professor doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, Roberto Naime.



Segundo o secretário adjunto da Smades, Eduardo Figueiredo Abreu, é necessário um trabalho coordenado para implantar sistemas ambientalmente corretos. "Os resíduos de combustíveis são altamente poluentes. Por isso é tão importante discutirmos mecanismos de mudanças", explica.

O curso ainda não tem data marcada, mas a Secretaria vem há três meses vistoriando e notificando todos os postos de combustíveis de Cuiabá. A iniciativa está sendo realizada a pedido da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Dos 150 postos existentes na capital, 80 já foram visitados por uma comissão formada por engenheiros e fiscais da Secretaria.

O secretário-adjunto, Eduardo Figueiredo Abreu, explica que as visitas são necessárias para avaliar as adequações das leis ambientais. "As normas que preservam o meio ambiente são relativamente novas e há muitos postos com existência anterior a essas regras. Por isso, precisamos vistoriar e orientar caso não tenham feitos as adequações exigidas".

A comissão está estudando, analisando e montando um relatório técnico de cada posto. O secretário esclarece que os itens avaliados são relativos à acessibilidade e ao meio ambiente. "Entre os pontos analisados, verificamos as documentações, o calçamento e a permeabilidade do solo, já a análise da qualidade do o combustível não é competência da Prefeitura".

Os postos de combustíveis irregulares estão sendo chamados à Secretaria e recebendo um prazo para as modificações. Caso não atendam, podem ser multados e não terem seus alvarás de funcionamentos renovados.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet