Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bombeiros de Tangará da Serra desenvolvem prevenção nas estradas e comunidades carentes

A 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), em Tangará da Serra, (240 km a Médio-Norte de Cuiabá), está desenvolvendo um trabalho preventivo na rodovia MT-358 aferindo a pressão dos caminhoneiros que trafegam no local e informando sobre os fatores que levam à hipertensão.


O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de manter a pressão regular, uma vez que o seu aumento pode causar ataques fulminantes, inclusive na direção do veículo.

O trabalho, que já se estende por todo o mês de janeiro em pontos previamente estabelecidos, está sendo desenvolvido em função do número elevado de acidentes nas estradas da região que só na primeira quinzena de 2009 contabilizou seis ocorrências gravíssimas entre as Serras do Parecis e Taperapuã.

"Como levam a vida corrida, dormem pouco e se alimentam mal, os caminhoneiros se tornam candidatos a desenvolverem problemas de saúde", comentou o comandante da 3ª CIBM tenente-coronel Valmil de Paula Borges.

Segundo o oficial, a maioria destes profissionais não procura orientações médicas e deixa de se prevenir contra possíveis enfermidades cardíacas. "Esta é uma ação para alertar a classe que realmente não tem tempo para se tratar e possui muito pouca informação sobre o assunto", comentou.

Para o caminhoneiro Marcelo Silva de Oliveira, 32, a ação dos bombeiros é muito importante, inclusive para evitar acidentes nas estradas. "Esta é uma forma de pararmos mesmo que seja por alguns minutos e ver como está a nossa saúde, que é o que temos de mais importante na vida", ressaltou.

Projeto Voluntários da Estrada - Este ano a Companhia estará colocando em prática o Projeto "Voluntários da Estrada", em parceria com a Associação dos Caminhoneiros de Tangará da Serra na qual os bombeiros utilizarão a freqüência do rádio instalado dentro dos caminhões para se comunicar com os motoristas.

"Com esta linha direta teremos as informações sobre a quantidade de veículos estarão descendo ou subindo as Serras ao mesmo tempo, o que nos dará a probabilidade de acidentes e a previsão para termos equipes específicas para realizar possíveis atendimentos", explicou.

O tenente-coronel ressalta que, através do rádio, os bombeiros saberão também sobre o volume e os tipos de cargas estarão sendo transportados. "Com estes dados catalogados enviaremos um relatório mensal para a Defesa Civil do Estado que trabalha com Produtos Perigosos, isso irá colaborar com o trabalho deles", informou.

Prevenção - O trabalho preventivo do quartel de Tangará da Serra beneficiará também os assentamentos rurais como o Antônio Conselheiro, um dos maiores do país, chacareiros e donas-de-casa de bairros periféricos no sentido de orientar a população com instruções de primeiros socorros, animais peçonhentos e outros assuntos.

"Temos problemas na época das chuvas e na época das queimadas, mas não vamos nos reter somente nestes aspectos - queremos ensinar a população carente, inclusive as crianças, a nos chamar em caso de ocorrências como um infarto, uma picada de cobra e principalmente o que fazer antes da nossa chegada", destacou.

A meta do comando da Unidade é não ficar somente na cidade mas ter bombeiros rurais para atuarem diretamente nas áreas afastadas informando também sobre a função e a utilidade dos desfibriladores que a Companhia possui. "Temos dois equipamentos e teremos mais dois ainda este ano e a população precisa saber o que temos à sua disposição para garantir a sua segurança", finalizou o comandante.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet