Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Procon e Corecon discutem alternativas para conter superendividamento

Para discutir o problema do superendividamento da população mato-grossense, a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza e o Presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT), Aurelino Levy Dias de Campos se reuniram na segunda-feira (26.01). A intenção é elaborar uma cartilha com dicas e orientações sobre o uso consciente do dinheiro, para que os gastos não sejam superiores aos ganhos familiares.


É cada vez maior o número de reclamações de consumidores contra as instituições financeiras. Em 2007, por exemplo, o Procon-MT registrou 2.116 reclamações contra os fornecedores do setor, como bancos e cartões de crédito. Já em 2008, este número subiu para 4.141 queixas.

A parceria do Procon-MT e do Corecon surgiu da preocupação em comum com consumidores que comprometem seu orçamento com gastos excessivos e, às vezes, desnecessários. A grande oferta de crédito e a facilidade na aquisição de produtos e serviços deram origem ao chamado ‘superendividamento’ da população.

“Além de tratar das excessivas dívidas contraídas pelo consumidor, queremos dar esclarecimentos que podem ser muito úteis na contenção das despesas domésticas, como o uso de lâmpadas mais econômicas, uso de telefone em horários mais baratos, entre outras orientações,” explicou o presidente do Corecon.

A elaboração de um guia com dicas e orientações para o consumo racional é um projeto que surge como alternativa na contenção do superendividamento. O projeto será apresentado para o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), que administra e geri o fundo, que tem como fonte de renda as sanções de multa pagas pelos fornecedores que lesam o direito do consumidor.

Qualquer entidade ou órgão de defesa do consumidor pode apresentar projetos aos conselheiros do Condecon. As reuniões acontecem mensalmente na sede do Procon Estadual, que está situado na Av. do CPA nº 917, no bairro Araés. O telefone para informações é 151 ou 3613-8500.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet