Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Problemas no fornecimento de dados cadastrais atrasam atendimentos no INSS

A Agência Plano Piloto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a maior do Distrito Federal, atendeu hoje (27) de manhã apenas duas mulheres que requereram o benefício do salário-maternidade em 30 minutos. A demora na marcação do atendimento é um dos problemas enfrentados pelos segurados.


O Ministério da Previdência Social anunciou que começaria hoje a fornecer a licença-maternidade e a aposentadoria por tempo de contribuição em meia hora. A aposentadoria por idade já pode ser obtida nesse prazo desde o início de janeiro.

Segundo a gerente executiva do INSS no Distrito Federal, Ildiene Dias Macedo, em muitos casos, o atraso na marcação do atendimento pode ser explicado por problemas no fornecimento dos dados cadastrais do segurado. "Das quatro pessoas que vieram requerer hoje a aposentadoria por tempo de contribuição, apenas uma pôde ser atendida: as demais não tinham documentação completa", disse Ildiene.

Para requerer o salário-maternidade, a documentação exigida é mais simples, mas, para a aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso apresentar a comprovação ano a ano. “Comprovar os 30 anos de contribuição para mulheres ou os 35 para homens é mais difícil. Por isso, recomendo que tragam toda a documentação existente e que verifiquem no INSS se a documentação está correta. Assim, quando chegar a hora de requerer a aposentadoria, será mais fácil”, aconselhou Ildiene.

Ela informou que, nas agências do Distrito Federal, o tempo médio de espera para atendimento é de 11 dias para a aposentadoria por idade, de 27 dias para a aposentadora por tempo de contribuição e de 17 dias para o salário-maternidade.

Ildiene disse que o atendimento melhorou bastante. Ela lembrou que, em 2003, o tempo médio de espera era de 180 dias. “Acreditamos que, com as mudanças, o prazo seja reduzido para 48 horas. Atualmente, nas 14 agências do Distrito Federal temos uma demanda de 886 agendamentos de aposentadorias por idade, 673 por tempo de serviço e 559 para o salário-maternidade.”

O atendimento pode ser marcado pelo telefone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet