Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Presidente do IPDU destaca projetos urbanísticos do segundo mandato

A arquiteta e urbanista Adriana Bussiki Santos, presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), destacou alguns projetos urbanísticos do plano de metas do segundo mandato do prefeito Wilson Santos. Adriana, a exemplo de outros secretários, teve sua permanência no cargo confirmada ontem (20-01) e logo em seguida tomou posse.


Entre os projetos citados pela arquiteta Adriana Bussiki estão: a continuidade da revisão da Legislação Urbanística, em andamento há 30 de dias, a construção do Complexo Turístico do Cais do Porto, início e acompanhamento técnico das obras do Projeto Gumitá, Cuiabá Praia Comunitária e a criação da Região Metropolitana.

Cais do Porto - a presidente do IPDU explicou que o projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e sua construção já dispõe de emenda orçamentária proposta pelo deputado federal Wellington Fagundes. Esse é um projeto do arquiteto Jaime Lerner, desenvolvido pelo IPDU, que prevê a construção de um teatro de vidro, café e outros espaços turísticos e de contemplação sobre a estrutura do antigo cais, na margem do Rio Cuiabá, pouco abaixo da Ponte Júlio Müller.

Projeto Gumitá - Adriana disse que o Ministério da Integração já liberou R$ 2 milhões para implantação do coletor tronco e rede de esgoto do Projeto Gumitá. Assim, observou, a Prefeitura estará liberando o esgoto que hoje e lançado no córrego pelas residências instaladas ao longo das margens que serão transformadas na primeira Avenida Parque de Cuiabá. Esse Projeto prevê a recuperação das áreas degradadas do Vale do Córrego Gumitá e a revitalização do entorno, abrangendo pontos importantes da cidade, que vão da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), passando pelos bairros Centro América, Tancredo Neves, Vila Rosa, Novo Mato Grosso, Três Lagoas, Novo Horizonte e Planalto. Ao todo, serão seis quilômetros de avenida preservando o que a legislação ambiental determina, ou seja, 30 metros de cada margem de Área de Preservação Permanente(APP).

Cuiabá Praia Comunitária – Para viabilizar a execução desse projeto, que é uma proposta de campanha desse segundo mandato, Adriana adiantou que o prefeito Wilson Santos e a deputada federal Thelma de Oliveira conversaram recentemente sobre a apresentação de uma emenda prevendo recursos no orçamento da União.

Região Metropolitana – Ano passado a Prefeitura, através do IPDU, participou da elaboração da minuta da proposta de lei e de sua entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo. Para este ano, diz Adriana Bussiki, o município aguarda a abertura dos debates, audiências públicas e aprovação da lei.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet