Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Pesquisa revela que 80% da população de Recife é a favor da Lei Seca nos estádios

Um estudo realizado pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec) revelou que 80,7% da população da Região Metropolitana do Recife (RMR) é a favor da Lei Seca nos estádios de futebol.


A liberação do comércio de bebidas na RMR durante o Campeonato Pernambucano foi suspensa por uma liminar assinada pelo juiz Ailton Souza, do Juizado do Torcedor.

De acordo com o levantamento, apenas 15,9% dos entrevistados foram a favor da liberação de bebidas alcoólicas nos estádios. A pesquisa ouviu 624 pessoas no dia 15 de janeiro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os que concordam com a Lei Seca nos estádios, 87,3% apontam que o álcool estimula a violência nos campos de futebol. Apenas 8,1% negam a relação entre violência e álcool e 4,3% não sabem/não responderam. 

Alcoól e violência
Outro ponto questionado foi se os entrevistados já presenciaram confusões ou foram vítimas de algum tipo de violência nos estádios. O total de pessoas que respondeu sim foi de 37,6%, enquanto 52,7% nunca enfrentaram esse tipo de situação.

Para o sociólogo e diretor do Cipec, Diego Brandy, uma questão que merece destaque é a que aborda se os entrevistados participam de alguma torcida organizada. Apenas 8,1% responderam afirmativamente e dentre eles, 78,3% são contra a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

- Analisando essa resposta, você observa que há uma consciência bastante forte da relação entre o álcool e a violência. Você encontra o álcool como disparador da violência, a violência interpessoal, aquela entre parceiros, pai e filho, ou mesmo vizinhos. Existe uma clara consciência disso entre os próprios torcedores que frequentam os estádios e presenciam essa violência - destacou Brandy.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet