Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá pode registrar menor índice de chuvas dos últimos anos

Apesar de ser período chuvoso, Cuiabá poderá registrar neste mês de janeiro um dos menores índices pluviométricos dos últimos anos. Sem muitas chuvas, a capital mato-grossense obteve apenas 39 milímetros no período de 1º a 15 de janeiro, sendo 39 litros por metro quadrado, número inferior se comparado ao ano passado que atingiu o total de 356,5 mm.


Isso porque a chuva não foi bem distribuída até agora e o volume abaixo da média já está preocupando vários setores da sociedade, inclusive, o da agricultura, pois muitos produtores do Estado já estão com a lavoura comprometida.

“É uma situação preocupante, pois já estamos na metade do mês e com um índice de chuva menor em Cuiabá”, disse o coordenador da Defesa Civil do Estado, Elton Guilherme Crisóstomo ao site Olhar Direto

Embora tenha até surgido a possibilidade de chuva mais volumosa e até mais constante, no início do mês principalmente pelo que se notava na primeira semana de janeiro, a água parou de descer e a capital tem registrado altas temperaturas, chegando aos 40ºC. No entanto, o coordenador ressalta que, de acordo com os cálculos, no período de 2004 a 2007, os índices também foram inferiores do que em 2008. 

Conforme o coordenador, em 2004 o volume de chuva foi de 174mm. Já em 2005, 190mm, sendo que 2006 foi menor com 142,8 mm. O índice voltou a subir no ano de 2007 registrando 279mm.

Sinais

Um dos sinais da falta de chuva no Estado, são os focos de incêndios que estão sendo registrados na região do Pantanal. O Parque Estadual Encontro das Águas, está queimando desde o início do mês e pelo menos, 34 focos estão sendo combatidos por  uma equipe de bombeiros, formada por 15 homens.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet